Medida envolve devolução de parte dos salários e gratificações do prefeito, vice, secretários e comissionados.
O prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda, divulgou em suas redes sociais ontem, 01, a devolução de 20% dos salários comissionados da Prefeitura Municipal para enfrentar a crise financeira do Município. O corte atinge vencimentos e gratificações do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e cargos comissionados.
Segundo Sloboda, Jaguariaíva enfrenta problemas de arrecadação e dívidas financeiras acumuladas nos últimos anos. “Estamos passando por uma crise financeira: questão de arrecadação, questão da herança ainda do ano passado, muitos empréstimos, muitas dívidas, muita coisa para nós arrumarmos de frota, ruas, avenidas, que têm despendido muito valor”, explica.
Com forte produção no setor madeireiro, o município também foi impactado pelo tarifaço — a taxação de 50% sobre produtos brasileiros aplicada pelos Estados Unidos. As tarifas afetaram as exportações e provocaram cortes de profissionais nas indústrias madeireiras. O resultado foi o agravamento da situação financeira do Município.
Dezembro marca o segundo mês de devolução de salários e gratificações. Sloboda afirma que a medida será mantida até que o equilíbrio fiscal seja retomado. “Todo mês nós vamos fazer isso até nós acertarmos a situação, botar o caixa em dia, para que a gente possa amenizar essa situação financeira do nosso Município”, declarou.