12 de novembro de 2019

Vinícius Camargo denuncia que Prefeitura privelegia bancos com cobrança menor de IPTU

Divulgação

“Não é justo que a população tenha uma Taxa de Lixo mais cara do que o devido, pague IPTU sem ter acesso a infraestrutura urbana, enquanto os bancos, todos na área central, paguem menos IPTU do que deveriam”, critica o vereador.

O vereador Vinícius Camargo (PMB) enviou um ofício à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa cobrando que o Município cobre o valor ‘devido’ de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pelos bancos e instituições financeiras. Segundo o vereador, atualmente estabelecimentos do tipo pagam 1,5% do valor do imóvel, quando o Código Municipal Tributário prevê a cobrança de 5%.

No documento enviado ao Poder Executivo, o parlamentar destaca que em resposta a requerimento de informações de sua autoria há um indicativo de que a Prefeitura tem cobrado a alíquota errada dos bancos de IPTU. “As informações concedidas pelo próprio Município mostram que diversos cadastros imobiliários a cobrança está aquém daquela prevista pela legislação”, afirmou Camargo.

O vereador lembra que a adequação ao valor devido se faz necessária diante da dificuldade do Município em aumentar sua arrecadação. “Enquanto isso, os bancos seguem tendo lucros milionários, ano a ano, mas pagam valores de IPTU inferiores aqueles previstos na legislação municipal e federal. Isso precisa ser corrigido o mais rápido possível”, defendeu.

No documento enviado ao Município, Camargo cita várias matrículas de imóveis, todos eles ocupados por bancos e instituições financeiras, em que a alíquota do IPTU é de 1,5% ou 2%. “Não é justo que a população tenha uma Taxa de Lixo mais cara do que o devido, pague IPTU sem ter acesso a infraestrutura urbana, enquanto os bancos, todos na área central, paguem menos IPTU do que deveriam”, critica Camargo.

JUSTIÇA FISCAL – Desde que assumiu o mandato na Câmara, Vinícius Camargo tem acompanhado questões ligadas ao que o Poder Executivo chama de ‘Justiça Fiscal’. “Vemos o Município cobrando devedores, pessoas humildes que tem tido dificuldades naturais diante da situação do país, enquanto isso grandes bancos continuam pagando menos IPTU do que deveriam. É preciso ter critério naquilo que é feito”, concluiu o vereador do PMB. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos