Divulgação
O objetivo é ampliar o acesso da população local ao teatro
A atriz Elizabeth Savala esteve em Ponta Grossa ontem para apresentar o projeto Teatro de Graça na Praça. Participaram do encontro a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB), o diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy, e o chefe de Gabinete, Alessandro Lozza de Moraes. Criado em 2002, no Rio de Janeiro, o projeto tem o objetivo de levar peças teatrais para a comunidade, ao ar livre, com apoio da TV Globo. De lá para cá, mais de 400 mil pessoas já assistiram aos espetáculos ‘Friziléia’ e ‘A.M.A.D.A.S’, em mais de 100 municípios brasileiros.
Segundo a vice-prefeita, a visita de Savala é um privilégio para Ponta Grossa. “É muito estimulante recebermos visitas como esta, de uma atriz consagrada nacionalmente, pois mostra que nossa cidade está começando a fazer parte do circuito cultural dos grandes centros”, avalia Elizabeth Schmidt, que disse que em breve o município terá novidades culturais.
Já Eduardo Godoy lembrou que a Fundação Municipal de Cultura vem ampliando sua atuação no setor teatral, citando a recente criação da Associação do Circo e Teatro Organizado de Ponta Grossa (ACTO), que reúne grupos locais, o crescimento do Festival Teatro e Circo em Festa, a oferta de oficinas para atores, a parceria com o Centro Cultural Teatro Guaíra e a oferta de espetáculos teatrais em projetos como o Domingo no Parque e eventos como o Festival Literário. “A circulação de teatro pela cidade é uma demanda que consta nas Diretrizes Culturais do Município, promovendo a democratização das ações culturais e a inclusão social por meio da arte”, explica. (Com assessoria)