4 de março de 2024

Via Araucária realiza serviços iniciais nas BRs-277, 373 e 476

Arquivo

Ao longo da semana também serão realizadas a limpeza de drenagem e a instalação de dispositivo de proteção e segurança nas rodovias BRs-277,373, 376, 476 e PRs- 418, 423 e 427.

A Via Araucária iniciou, na última semana, trabalhos nas rodovias BR-277/Km 128, em Campo Largo; na BR-476/km 153, em Araucária; na BR-277/km 137, em Balsa Nova e na BR-373/Km 220, em Imbituva. O objetivo, ao longo dos próximos 12 meses, é estabelecer um padrão de excelência nas estradas do Lote 1 do Paraná, que totaliza 473 quilômetros.

As operações em curso englobam atividades como roçadas, limpeza de pista e manutenção dos sistemas de drenagem, recuperação da pavimentação, sinalização horizontal, assim como a implantação de placas de trânsito.

No trecho da BR-277, na Rodovia do Café, localizado no quilômetro 98, entre as cidades de Curitiba e Campo Largo, está sendo realizada a recuperação do terrapleno. Já nos quilômetros 125 e 130, da BR-277, nas Trilhas de Roda, localizada na Serra de São Luiz do Purunã, são as obras de restauração do pavimento que estão em curso. O processo envolve a fresagem do pavimento asfáltico, seguida de análise e recomposição dos revestimentos, resultando na aplicação da sinalização horizontal.

As condutas de restauro também estão em andamento no pavimento da rodovia BR-476, no trecho entre os quilômetros 152 e 162, nas proximidades da Lapa. A estratégia visa tratar as patologias identificadas no local, a fim de garantir segurança viária ao longo do percurso.

Os serviços estão sujeitos à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas. Os trabalhos acima atendem ao contrato de concessão da Via Araucária, em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

RECOMENDAÇÕES PARA OS MOTORISTAS – A concessionária recomenda a atenção de motoristas e indica redução da velocidade ao passar por trechos em obras, que estão sendo sinalizadas seguindo as normas vigentes.

ATENDIMENTOS OPERACIONAIS – Desde à 0h, do dia 28, uma equipe especializada fornece serviços médicos e mecânicos por meio de uma frota composta por 37 veículos. E o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) realiza o monitoramento contínuo das ocorrências, operando 24 horas por dia.

Vale ressaltar que algumas das soluções previstas estão entre as mais inovadoras em desenvolvimento no país, como a disponibilização de tecnologia 4G nas rodovias e implantação do programa de segurança viária mundialmente conhecido como iRap (International Road Assessment Program). A finalidade do programa é diagnosticar o nível de riscos existentes nas vias e implantar medidas necessárias para a redução de acidentes. E em breve, a concessionária também realizará campanhas educativas voltadas para a segurança viária.

INVESTIMENTOS – Os trabalhos iniciais já são parte dos primeiros investimentos delegados pelo Governo Federal no estado do Paraná à Via Araucária, que assumiu o compromisso de investir R$ 7,9 bilhões durante os 30 anos de concessão. Outros R$ 5,2 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$ 13,1 bilhões.

Ao todo, a partir do terceiro ano, serão mais de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais e 32 quilômetros de vias marginais para ampliação da capacidade das vias. Bem como, a construção de 63 dispositivos como trevos, viadutos, alças e retornos. Implementação de 14 passagens de fauna e de 27 quilômetros de ciclovias. Nos trechos urbanos, a Via Araucária instalará 12 passarelas de pedestres, 86 pontos de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, além de uma área de escape em trecho de declive.

ATENDIMENTOS OPERACIONAIS – Desde à 0h, do dia 28, uma equipe especializada fornece serviços médicos e mecânicos por meio de uma frota composta por 37 veículos. E o moderno Centro de Controle Operacional (CCO) realiza o monitoramento contínuo das ocorrências, operando 24 horas por dia.

Vale ressaltar que algumas das soluções previstas estão entre as mais inovadoras em desenvolvimento no país, como a disponibilização de tecnologia 4G nas rodovias e implantação do programa de segurança viária mundialmente conhecido como iRap (International Road Assessment Program). A finalidade do programa é diagnosticar o nível de riscos existentes nas vias e implantar medidas necessárias para a redução de acidentes. E em breve, a concessionária também realizará campanhas educativas voltadas para a segurança viária.

SOBRE A VIA ARAUCÁRIA – A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações:www.viaaraucaria.com.br.

TRECHOS SOB A CONCESSÃO DA VIA ARAUCÁRIA:

 (I) BR-277/PR:

– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;

– Do entroncamento com a BR-476, no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;

– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no Município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;

– Do acesso a Santa no Município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

(II) BR-373/PR:

– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no Município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

(III) BR-376/PR:

– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.

(IV) BR-476/PR:

– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

(V) PR-418:

– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no Município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

(VI) PR-423:

– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no Município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

(VII) PR-427:

– Do entroncamento com a BR-476 no Município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira/PR.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos