4 de setembro de 2018

VI Congresso de Educação e Feira do Livro 2018 são lançados nesta quarta na ACIPG

Arquivo

Evento será aberto oficialmente às 14 horas desta quarta, 07, na tenda onde serão realizadas diversas apresentações artísticas e culturais de 07 a 15 de setembro.

A Secretaria Municipal de Educação realizará amanhã, 05, às 19 horas, na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), o lançamento da 6ª edição do “Congresso de Educação de Ponta Grossa – Leitura e Formação de Leitores”, que ocorre junto com a Feira do Livro 2018. O tema deste ano segue o conceito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME): ‘’Ponta Grossa Narra”. Desta vez, um complemento diferente: “A leitura em diferentes contextos’’.

O Congresso ocorrerá em vários pontos da cidade, enquanto a Feira, que contará com uma exposição de onze editoras e livrarias, será no Parque Ambiental. “Com isso queremos demonstrar que uma cidade que lê, formada por leitores, é uma cidade que tem condições de narrar sua própria história, de construir sua narrativa no mundo. Mostramos também que a leitura se dá em diversas situações do cotidiano. Ela acontece em tempo permanente, em diferentes contextos. Estamos o tempo todo lendo e interpretando o mundo”, afirma a secretária de Educação, Esméria Saveli.

Enquanto o Congresso de Educação recebe palestrantes, oficineiros e estudiosos de todo o Brasil e é direcionado aos profissionais da área e outros interessados, a Feira do Livro é aberta ao público e reserva mais de 100 atividades literárias, performances artísticas, contação de histórias, teatro, dança e outras atrações.

O professor Ezequiel Theodoro da Silva, titular da Faculdade de Educação da Unicamp, será um dos convidados do VI Congresso de Educação. Ele acredita que a pluralidade e grande adesão dos profissionais da cidade é um diferencial dos eventos em Ponta Grossa. “Aqui ocorre algo diferente, porque você vê interlocutores na plateia, que não costuma ver em outras cidades. Fazendo a leitura do auditório, você vê merendeiras, funcionários de todas as áreas da escola, não somente professores. Esta distinção a respeito de quem tem o valor do educador, é uma diferença significativa. O Congresso é aberto a todos os profissionais que atuam na organização da escola, desde a merendeira até a diretora. Isso não se costuma ver em todos os lugares”, aponta.

A Feira do Livro é um evento aguardado não somente por grandes estudiosos, mas também pelos novos. Boa parte formada por alunos ávidos por leitura. Eles sabem que é nesta época que a diversidade da biblioteca das escolas aumenta, com a aquisição de mais obras literárias pelas escolas, com os recursos cedidos pela SME. Uma destas crianças é Natan Rafael Antunes, aluno da Escola Cláudio Mascarenhas, no Distrito de Uvaia. Ele tem uma opinião formada sobre o evento. “Eu adoro a Feira do Livro. Acho que é um bom projeto, porque a leitura é muito importante. Acho que os livros têm uma certa magia, que me deixam encantado”, conta o menino. (Com assessoria)

SERVIÇO:

O QUE: Lançamento da 6ª edição do “Congresso de Educação de Ponta Grossa – Leitura e Formação de Leitores”.

QUANDO: 05/09 (quarta-feira).

ONDE: ACIPG (Rua Comendador Miró, 860, Centro).

HORÁRIO: 19 horas.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos