Divulgação
O currículo de tempo integral está entre as questões a serem discutidas durante a semana.
Desde o dia 07 de setembro, está sendo discutido temas de grande relevância para o ensino. Os debates acontecem durante o VI Congresso de Educação e a Feira do Livro, que seguem até o próximo sábado, 15. Amanhã, 12, o professor César Nunes, titular na área de Filosofia e Educação na Universidade de Campinas, falará aos professores sobre o currículo de tempo integral. O evento será às 19 horas, no centro de convenções do shopping Palladium.
O tema de Nunes será “O currículo da Educação Integral na Escola de Tempo Integral a partir da concepção do Direito à Educação: Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas possíveis”. O sistema integral é uma questão fundamental para a evolução da Educação do município de Ponta Grossa, que tem realizado grandes esforços para a sua concretização.
A integralização do ensino em Ponta Grossa apresentou grande evolução nos últimos anos. O número de alunos que estudam pela manhã e à tarde cresceu 784% desde 2013. Na Educação Infantil (CMEIs), o número subiu de 2.057 para 8.811 em 2018, aumento de 428%. No Ensino Fundamental, expandiu de apenas 390 em 2012 para 10.381 neste ano, ou 2.661% a mais. Atualmente, 85% das escolas oferecem o tempo integral.
Tendo em vista esta evolução, a secretária de Educação, Esméria Saveli, acredita que a formação continuada dos professores da rede é fundamental para a evolução do ensino. “Nossa expectativa é de que o professor César Nunes, como filósofo que é, discuta com nossos professores conceitos fundamentais sobre a Educação Integral e a Escola em Tempo Integral, que são coisas diferentes. Isso nem sempre está claro em qualquer discussão sobre a Educação. Então ele poderá demonstrar bem esses dois conceitos. O pensamento trazido por ele, da Educação Integral, aproxima-se da escola que queremos para o nosso município. Queremos uma escola que trabalhe uma educação integral, na qual se trata a criança em todas as suas dimensões”, observa a secretária.
As atividades do Congresso envolvem palestras, oficinas, cursos, debates e têm grande participação de profissionais da educação e acadêmicos do Município, ocorrendo em vários pontos de Ponta Grossa. Já a Feira do Livro ocorre no Parque Ambiental, com a contação de histórias e apresentações artísticas durante o dia todo.
FEIRA DO LIVRO – A Companhia Mapinguary, contadora de histórias, lendas e parlendas brasileiras, é uma das principais atrações da Feira do Livro 2018. Os contadores trarão contos tradicionais e oferecerão grande integração entre palco e plateia. “A gente vai contar muitas histórias, entre elas a do monstro da Amazônia, o Mapinguary, que tem o olho na testa e uma boca na barriga. Teremos contos com bonecos, contos tradicionais, músicas, cantigas e parlendas. Temos muitas histórias legais para mostrar. Tragam as crianças”, convida Carlos Godoy, contador de histórias da Companhia. O grupo se apresenta sempre no período da manhã, às 10 horas, e à tarde, às 15 horas. Na noite do dia 13 haverá uma apresentação às 20 horas. (Com assessoria)