28 de setembro de 2023

Vereadores de Castro denunciam cobrança ilegal do ITBI de casas populares pela Prefeitura

Divulgação

Parlamentares cobram informações da Secretaria de Fazenda. Executivo passou a exigir o pagamento do imposto sobre ITBI referente a imóveis financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida que por lei são isentos.

O vereador Gerson Sutil (Podemos) fez o uso da tribuna ontem, 27, e teve um requerimento de sua autoria aprovado que foi assinado por todos os parlamentares. O pedido solicita informações secretário municipal da Fazenda, Emerson Fadel Gobbo, a respeito da isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de propriedades financiadas pelo Programa Minha Casa Minha Vida, que segundo os relatos de empresários e contribuintes, os quais afirmam que o Executivo passou a exigir o pagamento do imposto sobre ITBI referente a imóveis financiados pelo programa. “Sempre foi isento o ITBI do Minha Casa Minha Vida obedecendo a Lei Federal” afirmou o vereador.

Sutil ainda destacou que essa exigência se deu de maneira súbita, sem prévia comunicação, pegando cidadãos e empresários do setor imobiliário de surpresa e é de conhecimento que a Lei Federal que institui o Programa Minha Casa Minha Vida determina que certas faixas de financiamento, são isentos do pagamento de ITBI pela Secretaria de Fazenda.

“Sempre quando eu faço o uso dessa tribuna, eu falo da sensibilidade do Executivo e mais uma vez eu peço a sensibilidade da Secretaria de Fazenda do nosso Município, nunca foi cobrado ITBI do Minha Casa Minha Vida. E como a gente viu na Lei Federal e Municipal, tudo expresso em lei, pedimos que a Prefeitura através da Secretaria reveja essa situação, baseado nas leis em vigor” completou.

O presidente da Casa, Neto Fadel (Patriota) ressaltou que a cobrança injusta do ITBI acaba desencorajando os munícipes que buscam a aquisição da sua casa através do projeto do Governo Federal. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos