Vereador ‘promoter’ e emendas-shows na mira do Gaeco
Um vereador, apelidado pelos colegas de ‘promoter’, deputados estaduais e prefeitos da região estão sendo investigados pela realização de eventos públicos dos municípios pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público do Paraná.
Um show que chamou a atenção foi um cantor gaúcho contrato por uma Prefeitura por R$ 90 mil. O gauchesco se apresenta frequentemente em pesque-pagues da região com cachê de menos de R$ 10 mil.
A prática consiste na contratação de eventos artísticos por meio de dispensa de licitação, com aportes de recursos oriundos de emendas parlamentares. A investigação apura o esquema de ‘rachadinha’ dos valores pelos artistas, promotores de eventos e políticos: prefeitos, vereadores e deputados.
Na região, pelo menos quatro deputados teriam destinado recursos aos municípios para essa finalidade.
O vereador teria criado uma empresa em nome do seu chefe de gabinete para intermediar a realização dos eventos/shows nos municípios.
Os shows/eventos são de festas municipais e até shows gospel.
Nos próximos dias prefeitos da região devem ser convocados pelo Gaeco para prestar esclarecimento sobre eventos realizados e que estão agendados.