Arquivo
Também foram convocados para serem ouvidos os ex-vereadores Ricardo Zampieri, Guiarone Júnior, Vinícius Camargo e Pastor Ezequiel Bueno – único reeleito.
O vereador Walter de Souza – “Valtão” (PRTB) tomou posse hoje, 20, na Câmara Municipal. A posse foi concedida após autorização judicial ao Legislativo, concedida pela juíza Érika Watanabe, em pedido feito pelo parlamentar.
Conforme parecer jurídico, o Poder Legislativo deve seguir os procedimentos técnicos para a condução dos trabalhos, de acordo com os preceitos do Regimento Interno. “Quando o diplomado não tomar posse na sessão de instalação, o que é este caso, poderá́ faze-lo até quinze dias depois da primeira sessão ordinária da Legislatura”, (RI art. 5o parágrafo 2o), informou a Câmara em nota.
“A Câmara precisa pautar suas ações de acordo com a legislação vigente e em consonância com as determinações do Poder Judiciário”, concluiu.
O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra o vereador “Valtão” e os empresários da Cidatec, Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck, e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site/revista D’Ponta, João Barbiero, na Operação Saturno, que investiga corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa. Todos foram denunciados por crimes ligados à corrupção.
Conforme apurou o Gaeco, os empresários teriam pago o vereador para que emitisse um relatório favorável a uma empresa que foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Ponta Grossa que investigou o estacionamento eletrônico pago nas ruas da cidade (“Estar Digital”). De acordo com a denúncia do MPPR, o vereador teria recebido R$ 15 mil para “apresentar relatório final da CPI do Estar Digital que não causasse prejuízo aos interesses da pessoa jurídica investigada”.
Os réus foram presos, mas já estão em liberdade.Uma Comissão Processante pedindo a cassação do mandato do vereador foi instaurada na Câmara, requerida pelo PRTB. (Com assessoria)