13 de agosto de 2024

UPAs Santana e Santa Paula são certificadas em programa de segurança do paciente internacional

Arquivo

Unidades são as primeiras do Sul do Brasil a receberem esta certificação de qualidade.

Ponta Grossa tem motivos para comemorar. As duas unidades de Pronto Atendimento da cidade, as UPAs Santana e Santa Paula, acabam de ser certificadas no programa Qmentum Internacional na categoria Gold, que atesta a implantação de processos que contribuem para garantir a segurança do atendimento.

O reconhecimento foi dado a partir de uma rigorosa auditoria realizada entre os dias 06 e 09 de agosto por uma equipe de avaliadores externos, cujo resultado foi oficializado nesta semana. Durante o processo de auditoria, foram analisados documentos, observadas as etapas do atendimento, verificados registros em prontuários e avaliada na prática a implantação de protocolos clínicos voltados ao perfil de urgência e emergência, como o protocolo de dor torácica, sepse e de dor.

De acordo com a diretora executiva das UPAs, Clemência Moreira de Souza, a conquista da certificação é um reconhecimento do trabalho dos profissionais das unidades e uma garantia aos pacientes de que receberão um atendimento de qualidade e seguro. “Foi um trabalho muito intenso que realizamos de revisão de processos e de treinamentos da equipe. Hoje já conseguimos ver muitas melhorias, como gerenciamento de riscos, implantação de protocolos e análise crítica de indicadores, mas o maior resultado é a cultura da segurança entre os profissionais, algo que nos comprometemos a dar continuidade”, afirma a diretora.

A certificação é a concretização de um trabalho iniciado há 2 anos, desde que o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assumiu a gestão das unidades, e que foi possível também graças ao alinhamento e parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) em relação aos fluxos com a rede de saúde local.

SOBRE A QMENTUM INTERNACIONAL – A Qmentum International é um modelo de avaliação de serviços de saúde da Accreditation Canada, que é aplicado em mais de 30 países, incluindo o Brasil. Esse modelo assegura que as organizações certificadas atenderam aos requisitos internacionais de segurança do paciente e de boas práticas assistenciais.

No Brasil, cerca de 400 instituições de saúde participam do Programa de Acreditação Qmentum, sendo 14 no Estado do Paraná. Na Região Sul do Brasil, até o momento, apenas as UPAs Santana e Santa Paula possuem esta certificação, o que demonstra a importância e relevância desta certificação.

O modelo de acreditação Qmentum é realizado em 3 níveis: Gold, Platinum e Diamond, de acordo a etapa em que a instituição se encontra no processo de excelência, inovação e melhoria contínua.

O objetivo agora é dar sequência ao trabalho e implantar novas ações e processos em busca da certificação Platinum para o ano de 2025. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

21 de novembro de 2024

Empresário é baleado e morre em condomínio de PG; Atirador seria Neto Fadel de Castro

Arquivo

19 de novembro de 2024

Paranaenses já enviam sugestões para o orçamento do Paraná de 2025

Divulgação

18 de novembro de 2024

Mulheres representam a maioria dos MEIs em Ponta Grossa

Divulgação

18 de novembro de 2024

Assistência Social de PG recebe mais de R$ 520 mil destinados por Aliel Machado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos