Arquivo
13 dos 19 vereadores de Ponta Grossa mudaram de legenda durante a 'janela partidária'. Veja as mudanças e como ficaram os grupos políticos.
Com o fim da janela partidária, na última sexta-feira, 05, 13 dos 19 vereadores (as) da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) migraram de legenda. O partido com maior bancada no Legislativo Municipal agora é o União Brasil (UB), com quatro vereadores, enquanto outras cinco legendas (PDT, DC, PV, PL e PSD) seguirão com dois (duas) vereadores (as) cada uma.
O União Brasil é o novo partido da prefeita Elizabeth Schmidt, que conta ainda com o apoio do MDB, do líder do Governo na Câmara, vereador Júlio Küller. A bancada é formada por Paulo Balansin, Léo Farmacêutico e Divo (que deixaram o PSD) e Doutor Zeca que não mudou de partido. No total, Elizabeth conta com o apoio de cinco vereadores.
No PSD do ex-prefeito e secretário de Estado de Inovação, Marcelo Rangel, permaneceu o vereador Daniel Milla e o presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai, que não será candidato a reeleição e não deve apoiar Rangel nas eleições de outubro. Além de Milla, o grupo de Rangel conta ainda com o apoio dos vereadores Celso Cieslak, que trocou o PRTB pelo DC – réu por corrupção e organização criminosa -; Pastor Ezequiel, que deixou o Avante e ingressou no Democracia Cristã; Maurício Silva que deixou o PSDB e ingressou no PSD; Izaías Salustiano que trocou o PSD pelo PL; e Missionária Adriana que deixou o Solidariedade e ingressou no PL. O grupo de Rangel conta com o apoio de seis vereadores.
Já o PV do deputado federal Aliel Machado conta com os vereadores Geraldo Stocco, que não mudou de partido; e Doutor Érick, que deixou o PSDB. Aliel conta ainda com o apoio dos vereadores Ede Pimentel que deixou o PSB e migrou para o PDT; Jairton da Farmácia deixou o União Brasil para se filiar o PDT; e Josi Kieras que deixou o PSOL para se filiar ao PT. Aliel conta com o apoio de cinco vereadores.
A filha do ex-prefeito Jocelito Canto, a vereadora Joce Canto, deixou o Podemos para integrar o Progressistas (PP).
NÃO MUDARAM – Entre os parlamentares que seguiram no mesmo partido estão Julio Küller (MDB), Leandro Bianco (Republicanos), Geraldo Stocco (PV), Filipe Chociai (PSD), Daniel Milla (PSD) e Dr. Zeca (União Brasil). (Com assessoria)