Arquivo
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae-UEPG), setores do conhecimento, atléticas e centros acadêmicos organizaram atividades de integração. A programação é diversificada e segue até sexta-feira, 13.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aparece no ranking das 10 melhores instituições estaduais do Brasil e entre as 47 melhores universidades públicas. O desempenho na avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgado na última quarta-feira, 11, indica a qualidade do ensino superior no país.
O Índice Geral de Cursos (IGC) é realizado anualmente e leva em conta a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) do último triênio, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).
Além disso, também é calculada a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES no último triênio e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação. O indicador é responsável por sintetizar a qualidade dos cursos de uma mesma instituição.
Dos 10 cursos da UEPG avaliados, 5 foram classificados com conceito 4. “A presença da UEPG no ranking das melhores universidades estaduais revela a força do ensino superior paranaense e também demonstra que o investimento feito no sistema estadual é extremamente importante e traz resultados positivos. A UEPG vem melhorando os seus índices, correspondendo aos instrumentos nacionais e internacionais de avaliação institucional e, atualmente, é uma universidade em pé de igualdade com as mais importantes de todo o Brasil”, destaca o reitor Miguel Sanches Neto.
Desde o ano de 2007, a UEPG permanece com IGC 4. Segundo Elismara Zaias Kailer, Diretora de Avaliação Institucional, “este resultado revela a qualidade dos cursos ofertados pela instituição, tanto da graduação como da pós-graduação. O planejamento das ações envolvendo ensino, pesquisa e extensão, e o esforço coletivo de docentes, discentes e agentes universitários, tem posicionado a UEPG entre as melhores universidades públicas”, afirma.
Conforma explica Elismara, “o IGC 2018 levou em conta, nos cálculos, o CPC de 23.228 cursos, além de 4.356 programas stricto sensu da CAPES 2018”. Ao todo, 2.052 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos avaliado, em uma escala que vai de 1 a 5. Dentre elas, estão as universidades, faculdades, institutos, centros universitários e centros federais de educação tecnológica.
OUTRAS UNIVERSIDADES PARANAENSES – Além da UEPG, as outras seis universidades estaduais do Paraná mantiveram o bom desempenho na avaliação do MEC. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC, as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste (Unicentro), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP) estão entre as mais bem colocadas no Índice Geral de Cursos (IGC) 2018.
“A classificação evidencia um posicionamento de destaque das nossas universidades estaduais no Brasil. Toda a comunidade acadêmica das estaduais está comprometida com uma educação pública, de qualidade e voltada para o desenvolvimento do Estado”, afirmou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.
No cenário nacional, a UEL ocupa a 21ª colocação entre as universidades públicas (federais, estaduais e municipais) brasileiras, consolidando-se como a segunda melhor do Paraná, atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A UEM está em 25ª lugar entre as universidades públicas brasileiras avaliadas. Entre as paranaenses, é a terceira melhor. O CPC avaliou 12 cursos da instituição e 7 deles conquistaram o conceito 4.
Pela primeira vez na história, a UENP alcançou o conceito 4 no IGC figurando entre as 30 melhores instituições de ensino do Paraná. A universidade teve quatro cursos avaliados, um com conceito 4 e três com nota 3.
Das 34 universidades estaduais avaliadas, a Unicentro foi considerada a 6ª melhor do país, seguida pela Unioeste em 7ª. As duas universidades estão entre as 30 melhores instituições públicas brasileiras. A Unicentro também teve 17 cursos avaliados, 12 com nota 4. Dos 17 cursos da Unioeste 9 conquistaram o conceito 4.
A Unespar aparece entre as 86 melhores instituições públicas com 13 cursos nota 4 e 3. (Com assessoria e AEN)