Divulgação
A ação faz parte da primeira participação da instituição no programa Selo Social Acadêmico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais
A primeira-dama e secretária municipal de Políticas Públicas Sociais, Dona Simone Kaminski, recebeu do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, ontem, a entrega de mais de 800 quilos de alimentos não-perecíveis. Os alimentos foram arrecadados como parte da primeira atividade do Trote Solidário Social e foram doados pelos novos universitários. A ação integra o Selo Social Acadêmico, programa da Secretaria de Políticas Públicas Sociais lançado no ano passado, que vai certificar e premiar os projetos e ações sociais dos alunos das instituições e universidades participantes.
A entrega foi realizada na Coordenadoria de Assistência e Orientação ao Estudante (CAOE), no Bloco da Reitoria, Campus de Uvaranas. Os produtos foram arrecadados durante a programação de “Acolhida ao Calouro” da UEPG que na última segunda-feira, 19, deu as boas vidas a cerca de 1,9 mil alunos aprovados nos concursos vestibulares de Inverno e Verão 2017, e Processo Seletivo Seriado – PSS 2017. Na recepção aos calouros, a CAOE promoveu o Trote Social, em adesão ao programa Selo Social Acadêmico.
Os alimentos serão doados para famílias que necessitam através de programas da Secretaria, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e através das Unidades Móveis.
Dona Simone registrou a satisfação de ver a UEPG em sua primeira participação no Selo Social Acadêmico e dos novos universitários colaborando com a população mais carente. “As partes saem ganhando e os acadêmicos assimilam valores morais importantes para o seu crescimento como cidadãos próximos de ações sociais de sua comunidade. Ajudar ao próximo faz bem para a vida e o crescimento pessoal de cada um”, acredita.
O Reitor da UEPG cumprimentou a coordenação e os novos acadêmicos pelo trabalho social desenvolvido em prol da população em situação de vulnerabilidade social.
O Selo Social Acadêmico (Lei n° 12.857/17) surgiu com o propósito de certificar os acadêmicos por seu envolvimento com projetos e ações em benefício da comunidade. Para ser certificado, é preciso fazer a inscrição no Selo Social, que acompanhará as ações. A contrapartida das instituições participantes é disponibilizar horas extracurriculares para os estudantes participantes, com entrega de certificado. As atividades do programa podem ocorrer nas áreas de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente. (Com assessorias)