27 de março de 2023

UEPG e Seti lançam Agência de Desenvolvimento Regional

Divulgação

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e apoiada pela Fundação Araucária, tem como objetivo apoiar ideias de negócios e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços para aumentar a competitividade empresarial.

Na última quinta-feira, 23, aconteceu o evento de implantação da Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni), com a instalação do Comitê de Gestão da Ageuni Regional, capitaneada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e apoiada pela Fundação Araucária, tem como objetivo apoiar ideias de negócios e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços para aumentar a competitividade empresarial.

“A Ageuni é a porta de entrada institucional das demandas por soluções tecnológicas”. O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, destacou a importância da criação das agências de inovação e desenvolvimento no interior do Paraná, utilizando os ativos para o desenvolvimento regional das Universidades Estaduais. “O conhecimento que produzimos gera desenvolvimento econômico e social”, resumiu. Com o sistema de governanças, que descentraliza as Ageunis, as ações de todo o estado ficam articuladas ao sistema estadual de Ciência e Tecnologia. “O coração da Ageuni é a sua estrutura de governança, e o objetivo desse coração é fazer esse organismo ser vivo, ativo e forte, levantando as demandas da sociedade e conectando com os ativos tecnológicos para trazer soluções”, completa.

Segundo o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, a criação da Agência estabelece um canal de comunicação para a captação de demandas da sociedade e dos municípios dos Campos Gerais. “Essa é uma importante política pública que está sendo oficializada, de descentralização da inovação e da busca por soluções tecnológicas no Paraná”, aponta. “O sistema estadual de Ensino Superior é um patrimônio dos paranaenses, e a solução dos problemas da região pode ser feita com a ajuda da UEPG”.

“Ousadia não é ignorar o risco, mas avançar apesar dele”, destacou o secretário municipal de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Paulo Barbosa Pinto. Ele ressaltou a experiência de gestão inovadora da cidade de Ponta Grossa, com um ecossistema de inovação baseado na retirada de barreiras burocráticas, agilidade dos procedimentos e pela visão de sustentabilidade.

COMITÊ GESTOR – Com a coordenação das Universidades Estaduais do Paraná e participação de empresas, entidades do setor produtivo e municípios, o Comitê de Gestão da Ageuni é responsável por escolher os projetos a serem viabilizados. “As Agências de Inovação são locus de relacionamento entre a sociedade, universidades e o setor produtivo”, assinala o diretor da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agipi-UEPG), Rodrigo Simionato, que assume a secretaria executiva da Ageuni na UEPG. “É preciso destacar a confiança do Estado na criação deste programa de governo. Entidades, iniciativa privada e serviços públicos estão em consonância, para que todos ganhem, sobretudo a sociedade”.

Na solenidade, foram empossados os membros do Comitê Gestor da governança dos Campos Gerais da Ageuni: Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG; Rodrigo Simionato, diretor da Agipi-UEPG; os prefeitos Elisangela Pedroso de Oliveira Nunes (Carambeí), Henrique de Oliveira Carneiro (Piraí do Sul) e James Karson Valério (Rio Negro), representando a Associação dos Municípios do Paraná; Tônia Mansani, do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG); Joaquim de Mira Junior, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Ponta Grossa; Mateus Jonsson de Almeida, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Mauricio Chizini Barreto, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); Beatriz Simony de Lara Sysocki, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio); Ivadely Tozetto, da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Luiz Henrique Penckowski, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e José Ruiter Cordeiro Junior, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

AGEUNI – O Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade instalou Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável em cada uma das sete instituições estaduais de ensino superior, com atendimento aos empreendedores nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). A operacionalização do Programa conta com a parceria da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

As iniciativas que serão apoiadas pela Ageuni estão alinhadas com os ecossistemas de inovação e áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência: agricultura e agronegócio; biotecnologia e saúde; energias inteligentes; cidades inteligentes; educação, sociedade e economia; bem como as áreas transversais – transformação digital e desenvolvimento sustentável. A Agência é voltada para projetos locais e regionais de educação e qualificação profissional; ciência, tecnologia e inovação; infraestrutura econômica e urbana; e desenvolvimento social, artístico e cultural, fortalecendo os mecanismos de gestão, infraestrutura e serviços tecnológicos das instituições estaduais de ensino superior.

As atividades da Ageuni contemplam quatro eixos temáticos: parceria entre universidade e empresa; inovação e apoio para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs), cooperativas, associações e empreendimentos solidários; universidade empreendedora; e universidade e desenvolvimento regional sustentável. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos