10 de outubro de 2024

UEPG cresce em ranking de universidades e é destaque em internacionalização

Divulgação

A Universidade Estadual de Ponta Grossa segue sendo a primeira do Paraná no quesito internacionalização. É o que aponta a nova edição do World University Ranking (WUR), pela Times Higher Education.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue sendo a primeira do Paraná no quesito internacionalização. É o que aponta a nova edição do World University Ranking (WUR), pela Times Higher Education. De acordo com a pesquisa, publicada nesta terça-feira (08), a UEPG registrou uma nota de 26,5 na categoria “Perspectiva Internacional”, um ponto a mais que a do ranking anterior.

A instituição apresentou melhora em outras categorias: Ensino, Ambiente de Pesquisa e Indústria. Os dados publicados pela WUR são referentes ao ano de 2023, na qual participaram mais de 2 mil universidades, de 115 países, sendo 61 instituições brasileiras. Nesta edição, a UEPG e as demais universidades estaduais do Paraná obtiveram a mesma pontuação, na vigésima posição entre as universidades brasileiras avaliadas.

A melhora da UEPG em internacionalização é constante desde a sua primeira participação no ranking, em 2018, como observa a professora Raquel Abdallah, da Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEPG (DAI-Proplan). “São várias as medidas que colocam a UEPG em destaque na internacionalização. Nós temos ampliado o contato dos nossos alunos, professores e servidores com outras universidades que, assim como nós, estão preocupadas em construir uma rede internacional”, destaca o reitor, professor Miguel Sanches Neto.

INTERNACIONALIZAÇÃO CONTINUADA – A UEPG segue investindo em internacionalização, com foco em parcerias com universidades de países do Sul Global- América Latina, Africa e Ásia. Nesta quarta-feira (09), a Universidade deu as boas-vindas ao professor Ebrahim Adishona, da Universidade de Ilorin, da Nigéria, que irá trabalhar como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UEPG. Acompanhado do professor Wilson Furuya, da UEPG, o pesquisador foi recebido em reunião com o reitor, professor Miguel Sanches Neto, no gabinete da Reitoria.

Recém-chegado, o professor Ebrahim passará um ano na UEPG, desenvolvendo sua pesquisa na área de pesca e aquicultura. “Minha expectativa é otimista, em poder fazer uma colaboração para o avanço do conhecimento nessa área. A internacionalização e o intercâmbio de conhecimentos também é um objetivo da nossa universidade”, enfatiza o pesquisador nigeriano. O professor Wilson Furuya destaca que “a troca de experiências é importante para a construção coletiva de conhecimentos, a nível de pesquisa e também de extensão”. (Com informações da Assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

21 de outubro de 2024

Paraná Pesquisas em Ponta Grossa é impugnada e divulgação proibida

Arquivo

21 de outubro de 2024

Mabel e Sandra fortalecem parcerias para o desenvolvimento de PG

Divulgação

21 de outubro de 2024

Diretor administrativo de Itaipu participa do VI ELAC

Divulgação

21 de outubro de 2024

No final de semana, Elizabeth cumpre extensa agenda e fala sobre propostas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos