12 de agosto de 2022

Tributação no ramo da energia solar é tema de debate na ACIPG

Divulgação

O evento ‘Bate-papo: tributos no ramo da energia solar’ foi uma iniciativa do Comitê Tributário da ACIPG, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Ponta Grossa, e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap).

Advogados, empresários, contadores e lideranças se reuniram na noite da última quarta-feira, 10, na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) para debater aspectos da tributação no ramo da energia solar.

O evento ‘Bate-papo: tributos no ramo da energia solar’ foi uma iniciativa do Comitê Tributário da ACIPG, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Ponta Grossa, e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap). O debate teve o patrocínio do Sicredi, que também trabalha com linhas de crédito para este ramo de energia solar.

Para Guilherme Cesco, coordenador do Comitê Tributário, o evento faz parte de uma série de iniciativas da ACIPG em auxiliar empresários e profissionais liberais, em uma iniciativa que atende a pedido de pessoas ligadas ao setor de energia solar na cidade. “Estamos desenvolvendo uma série de palestras eventos na parte temática tributária e nos chegou aqui na ACIPG uma demanda de empresas e entusiastas do setor de energia solar para saber um pouco mais como que está a questão da tributação. Nós buscamos super especialistas no tema, que são o pessoal da OAB e do Sescap, que a gente agradece a presença e também é claro ao pessoal do Sicredi que está contribuindo com o patrocínio do evento”, disse Cesco.

O vice-presidente da ACIPG, Leonardo Puppi Bernardi atentou para a importância do tema e do potencial que o setor representa em Ponta Grossa, reforçando que discussões como esta servem para impulsionar o setor, e consequentemente a economia do município. “É um assunto que a gente precisa discutir, pensar em criar um núcleo de desenvolvimento aqui na ACIPG, justamente para juntar estes profissionais para que tenham mais credibilidade e a gente gostaria que empresas daqui fossem os principais instaladores e fornecedores. É um assunto no qual a ACIPG precisa atuar para que a gente tenha esse comércio aqui, e dada a nossa localização estratégica, poder atender a toda região, de produtores rurais a indústrias, até comércio e prestadores de serviços”, destacou.

Durante o bate-papo o advogado Lucas Vieira da Rosa apresentou aspectos da legislação tributária referente ao setor de energia solar, bem como as alterações que a tributação deve sofre pelos próximos meses. Em seguida foi a vez de Rubens Gomes, representante do Sescap em Ponta Grossa, abordar o tema sob o prisma dos profissionais de contabilidade.

O encontro teve sequência com uma conversa entre Lucas Vieira da Rosa, Rubens Gomes e Júlio Augusto Silveira Neves Fiametti, supervisor de vendas e representante da Fonte Sul, que sanaram dúvidas do público que compareceu ao evento.

Bianca Karla Wiecheteck Alves, Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-PG, destacou a importância de debater o tema e esclarecer dúvidas em tema que cada vez mais ganha novidades e interessados. “Em nome da OAB e da Comissão de Direito Tributário gostaria de agradecer esse gentil convite feito pela ACIPG, para que a gente participasse desse evento, junto do Sescap e do Comitê Tributário. Trata-se de um tema instigante, interessante, que é o tributo no ramo de energia solar, até porque recentemente tivemos algumas mudanças. Acredito que esse vai ser o primeiro de vários eventos, que temos a intenção de fazer junto à ACIPG. Nosso interesse é esclarecer, informar e trazer novidades”, disse.

O coordenador do Comitê Tributário reforçou a necessidade de se esclarecer pontos e dúvidas junto a empresários, tributaristas e contadores, ressaltando que outros eventos semelhantes ao realizado nesta quarta-feira deverão se repetir ao longo do ano. “A gente espera trazer um pouco mais de clareza, com certeza vão surgir outras dúvidas, mas ao final estaremos disponíveis e este é o primeiro de uma série de eventos que iremos fazer”, finalizou Guilherme Cesco. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos