PALMEIRA

1 de fevereiro de 2022

“Transparência e diálogo são os maiores feitos”, destaca Sérgio Belich

Divulgação

Prefeito de Palmeira, Sérgio Luis Belich, avalia primeiro ano de mandato e coloca o Setor de Turismo como um carro chefe do Programa de Governo.

Especial para o Blog do Johnny

O Blog do Johnny dá continuidade hoje, 1º, a série de entrevistas com os prefeitos das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, que avaliam o primeiro ano do mandato diante do desafio da pandemia do Coronavírus e as perspectivas de desenvolvimento para este ano que se inicia.

Após seu primeiro ano de gestão, o prefeito de Palmeira, Sérgio Luis Belich (DEM) destaca os pontos positivos e as dificuldades encontradas por toda a equipe. Saúde segue como um dos grandes desafios para 2022 e as melhorias e obras nas estradas rurais também estão entre as prioridades.

Como avalia o primeiro ano de mandato?

Considero que o primeiro ano de mandato foi muito proveitoso, tendo em vista que tivemos muito trabalho e muitos planejamentos, após a inteiração da situação atual do Município. Considero que a pandemia da Covid-19 fez com que as ações passassem por vários desafios.

É importante ressaltar a adaptação que tivemos que passar, para entender melhor como funciona o sistema público, pois eu e a maioria dos secretários viemos do sistema privado e encontramos dificuldades a respeito disso.

O que coloca como principal feito neste início de gestão?

Implementação da transparência, corrupção zero, diálogo com as pessoas, atendimento de ações emergenciais e o principal de todos os feitos, que foi o cumprimento de muitas promessas de campanha, bem como, a redução de secretarias de 12 para 7, atendimento a população todas as terças-feiras, abertura do museu aos sábados e implementação de rastreadores em todos os veículos e máquinas da Prefeitura, onde os maquinários e implementos não podem mais ser utilizados aos finais de semana, como acontecia nos anos anteriores, realizando serviços particulares.

Contudo, também tivemos o término de algumas obras da gestão passada, lançamento do Programa Juro Zero e durante o ano de 2021 tivemos a economia de mais de 32 milhões. Tudo isso foi possível com muitos planejamentos e vários treinamentos que tivemos juntamente com o SEBRAE.

O primeiro ano, normalmente, é o mais difícil para os gestores municipais. O que ficou para trás e não pôde ser feito?

Com toda certeza, no primeiro ano encontramos muitas dificuldades, dentre elas as principais de nosso mandato seriam a saúde e as estradas rurais, tem muitas coisas que ainda não conseguimos realizar, e muito serviço a ser feito, apesar dos avanços que tivemos tem muita coisa a fazer e melhorar.

Com tantas dificuldades impostas pelos reflexos da pandemia e da questão econômica que passa o país, quais os maiores desafios para o ano de 2022?

Um dos nossos maiores desafios é a questão da saúde, pretendemos dar ao nosso contribuinte uma atenção à saúde de maior qualidade, atendimento humanizado, trazer soluções inteligentes para sanar várias demandas que temos na questão da saúde. O nosso objetivo para 2022 é trabalhar muito mais forte trazendo maior qualidade de vida para nossa população.

“Tivemos o término de algumas obras da gestão passada, lançamento do Programa Juro Zero e durante o ano de 2021 tivemos a economia de mais de 32 milhões. Tudo isso foi possível com muitos planejamentos e vários treinamentos que tivemos juntamente com o SEBRAE”.

Uma das ações de destaque é o Programa Juro Zero, com o suporte aos empreendedores locais com o empréstimo de recursos com juros subsidiados pelo Município? Como está a adesão?

Palmeira foi a primeira cidade do Brasil onde realmente ofereceu um programa com juro zero, ou seja, o contribuinte que aderir ao programa, não pagará nenhuma taxa, apenas o valor emprestado, sem nada de juro. A procura foi boa, passando de 30 pessoas físicas e jurídicas que já receberam o benefício. O Município pretende ampliar as divulgações para o Programa, para que nos próximos meses, aumente o número de contemplados.

Em meio a pandemia, saúde e educação são setores que demandam muita atenção e investimentos. Agora, no início de 2022, o que a população pode esperar do seu governo para estas duas áreas?

Com relação a saúde e educação temos uma preocupação bastante grande, devido a demanda que as duas secretarias detêm, mas trabalharemos bastante com ambas, mediante os programas que temos projetados para cada uma, bem como reforma das escolas e dos postos de saúde, atendimento de demandas da população, pronto atendimento. Temos muita vontade de trabalhar e vamos conseguir atender todos os objetivos proposto.

O setor do Turismo também é de extrema importância para a economia do Município. Quais são os planos para atrair ainda mais visitantes, gerando renda e novas oportunidades?

O Setor de Turismo é um carro chefe do nosso Programa de Governo, não é uma demanda bastante requisitada pela população, mas acredito muito no turismo, para mim é como uma indústria sem chaminé, há uma geração de emprego muito grande, com retorno para o Município, temos vários projetos de emplacamentos turísticos em andamento, criação de incentivos para que as empresas e pessoas físicas invistam no turismo, realização da união do esporte ao turismo, promovendo o turismo esportivo que tem grande procura e a exploração do turismo gastronômico, para que ganhe força em nosso Município. Vamos procurar trabalhar juntamente com os empresários do setor, com projetos e incentivos, para que acreditem no turismo, pois o turismo é um processo de longo prazo, mas acreditamos que com muito trabalhamos vamos conseguir trazer o turista para o nosso Município, gerando emprego e renda para a população palmeirense.

O que já foi feito de investimentos no último ano e o que está planejado para os próximos anos de sua gestão? Como está o orçamento para colocar em prática os principais projetos?

No último ano foram feitos vários investimos com recursos próprios, tendo como exemplo a construção da nova célula do aterro sanitário, que custou mais de 600 mil reais, aquisição de uma prancha para transporte de maquinários pesados, 2 caçambas para transporte de pedras, onde as últimas caçambas compradas foram a quase 20 anos atrás, compra de rolo compactador e investimentos de mais de 1 milhão em recursos no Hospital Santa Casa para aquisição de alguns materiais incluindo aparelhos respiratório e bombas de infusão para tratamento de pessoas acometidas pela Covid-19. Nós temos muitos recursos em caixa e são mais de 10 milhões para receber em 2022 de emendas de vários deputados que acreditam em nosso trabalho.

“A população merece dos políticos mais seriedade, honestidade e transparência, não suportamos mais a corrupção e o enriquecimentos dos políticos e seus pares. Por este motivo, trabalharemos sempre com transparência e corrupção zero, desta forma, sempre sobrará dinheiro para investimento no Município”.

Como está o planejamento para obras e investimentos em 2022, já que por ser um ano eleitoral há uma série de restrições para a liberação de recursos?

No ano de 2021 realizamos vários planejamentos e treinamentos, juntamente com o SEBRAE, onde foi formado uma Comissão de funcionários para acompanhar essas ações e planejamentos até a sua execução, destas obras foram escolhidas 2 ou 3 principais ações para serem realizadas e na medida que forem sendo desenvolvidas, serão criados novos projetos.

Temos mais de 32 milhões em caixa para que possamos realizar a execução dessas ações.

Qual a avaliação que faz da atual gestão do Governo do Estado?

O Governo do Estado é um parceiro do Município de Palmeira, onde tivemos várias conversas com o governador, com os deputados, com o chefe da Casa Civil, para que possamos realizar as ações que pretendemos. A parceira com o governador Ratinho Júnior sempre foi e sempre será importante para Palmeira, independente de quem esteja à frente ao Governo, Palmeira estará sempre com as portas abertas para recebe-los e fazer parcerias.

E neste cenário eleitoral, qual a expectativa em relação ao próximo governo? Já dá para definir as principais demandas do Município?

Para nós do Município de Palmeira, independente de quem seja o próximo governador ou o próximo Presidente, sempre vamos seguir o nosso perfil com muito diálogo, formando parcerias, não somos radicais e somos abertos a todos os grupos políticos. As demandas principais do Município estão programadas para os próximos três anos e vamos trabalhar com muita transparência e honestidade, pensando no melhor para o nosso munícipe e não o melhor para o grupo. A população merece dos políticos mais seriedade, honestidade e transparência, não suportamos mais a corrupção e o enriquecimentos dos políticos e seus pares. Por este motivo, trabalharemos sempre com transparência e corrupção zero, desta forma, sempre sobrará dinheiro para investimento no Município.

“Agradeço o espaço e aproveito para desejar um feliz 2022 a todos e que possamos contribuir com o crescimento de nossa cidade e também do Estado do Paraná, fiquem com Deus e um grande abraço”.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos