Arquivo
Portaria nº 1.111 de 17 de março de 2023, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconhece Tibagi como o único Município paranaense até então a ter sua situação reconhecida por conta dos alagamentos causados no dia 23 de fevereiro.
O prefeito de Tibagi, Artur Butina, decretou na última sexta-feira, 03, situação de emergência em todo o Município por conta das fortes chuvas que atingiram Tibagi no dia 22 de fevereiro.
A declaração da situação de emergência só foi possível graças a conclusão do parecer da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e de outros órgãos públicos municipais que atestaram os danos causados pelas chuvas. O subtenente Roque, do Corpo de Bombeiros, também foi importante para a conclusão do relatório do desastre.
A precipitação oficial na data, de acordo com o SIMEPAR, foi de 173,2 mm de chuva em todo o município. Alguns pontos do município sofreram com alagamentos e um deslizamento de terra obstruiu a PR-340 entre Castro e Tibagi. Graças a um trabalho rápido da Prefeitura de Tibagi, com o fornecimento de máquinas e equipes, a rodovia foi desobstruída no mesmo dia.
Com a declaração da situação emergência, diversas atitudes necessárias para dar resposta aos danos causados pelo desastre, sua reabilitação e ações em áreas de risco ficam facilitadas. (Com assessoria)