10 de março de 2022

Tibagi arrecadou 6% a mais do que o previsto em 2021

Divulgação

Ao todo, entraram nos cofres públicos quase R$ 105 milhões. Orçamento previa uma arrecadação de aproximadamente R$ 99 milhões. Somente com o IPTU, foi arrecado 54% a mais do que o previsto em um total de R$ 2,3 milhões.

A Prefeitura Municipal de Tibagi, através da Secretaria de Finanças, informa que superou as expectativas de arrecadação dentro do Município. Com orçamento estimado de R$ 98.955.000,00; Tibagi arrecadou R$ 104.926.518,51, o que representa um aumento de 6% do que estava previsto. Os números foram apresentados em audiência pública na Câmara Municipal.
De acordo com o secretário de Finanças, Joairan Carneiro, esse aumento da arrecadação foi oriundo de um maior trabalho de fiscalização do Município junto aos contribuintes que entenderam a importância do pagamento dos tributos em dia. Somente no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e coleta de lixo, o orçamento previa uma arrecadação de R$ 1.537.536,70; e foi arrecadado R$ 2.366.646,52; o que representa 54% a mais do que o previsto inicialmente.
Ele disse ainda que a expectativa para 2022 é aumentar ainda mais essa arrecadação com a instituição do programa IPTU Premiado, que irá possibilitar que o contribuinte com suas contas em dia concorra a prêmios.
Houve também um aumento considerável na arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR). O orçamento de 2021 previa a arrecadação de R$ 4.248.000,00 e foi arrecadado de fato R$ 5.618.002,42; o que representa 32% a mais do que o previsto inicialmente. Isso também graças a atuação do setor de fiscalização municipal. Joairan Carneiro destaca também o aumento de 8% no recolhimento de ICMS do município (de R$ 36.056.000,00 para R$ 39.041.110,29).
Por fim, ele destaca que as despesas seguem a proposta de equilíbrio financeiro, um pedido expresso do prefeito Artur Butina para ter as contas em dia, além da possibilidade de honrar todos os compromissos assumidos. A soma das despesas no orçamento foi de R$ 98.955.000,00; e o que foi gasto de fato foi R$ 92.852.708,05. Além disso, todos os restos a pagar dos anos de 2018 e 2019 foram totalmente quitados e apenas resta R$ 57 mil do ano de 2020. (Com assessoria)


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