Divulgação
Vereador pede que Prefeitura amplie investimento na compra de alimentos produzidos no "Cinturão Verde" da cidade por agricultores locais.
O vereador Geraldo Stocco (PSB) enviou um modelo de projeto de lei (PL) à prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), pedindo que a Prefeitura amplie a compra de gêneros alimentícios diretamente dos produtores locais. Atualmente, o Município gasta apenas 30% do Fundo Nacional de Educação (FNDE) com produtores locais, enquanto os demais 70% são gastos apenas com um fornecedor.
Stocco destaca que comprar do produtor local, membro do chamado ‘cinturão verde’ que cerca a cidade, é fundamental. “Faz pouco sentido que a Prefeitura gaste 70% dos recursos de uma determinada verba com apenas um grande produtor, enquanto os demais dividem o restante. Hoje, mais de 100 produtores dividem uma pequena quantia em dinheiro enquanto uma ou duas empresas faturam milhões sozinhas. Temos que incentivar o apoio ao pequeno produtor rural da nossa cidade”, destaca Stocco.
O vereador lembra que esses alimentos são usados na alimentação dos alunos(as) das escolas municipais e Centros Municipais de Educação (CMEI). “A Prefeitura está usando o mínimo que a lei permite com os produtores locais. Isso não faz sentido quando pensamos na valorização da nossa área rural e também do nosso produtor que é uma figura fundamental para a nossa cidade”, conta Geraldo.
A moção enviada pelo vereador à prefeita pede que o Município passe a aplicar 60% do FNDE na compra feita diretamente junto ao produtor rural de Ponta Grossa, podendo ser ampliada para 70% em seguida. “Nossa região rural tem disponibilidade de produzir uma série de gêneros alimentícios que podem atender nosso setor educacional com qualidade e dando apoio local”, afirma Stocco.
O vereador buscará agora uma reunião com a prefeita e também o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa. (Com assessoria)