6 de maio de 2022

Sob gestão do Estado, hospitais regionais de Ivaiporã, Guarapuava e Telêmaco Borba têm novo perfil

Divulgação

Unidades estão sob a gestão da Funeas desde o dia 1º de maio e passam por um novo modelo assistencial, implantado em etapas. Em Telêmaco o perfil será materno-infantil e Ivaiporã vai ofertar cobertura em diversas especialidades.

Os hospitais regionais de Ivaiporã (Vale do Ivaí) e Telêmaco Borba (Campos Gerais) estão sob a gestão da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas) desde o dia 1º de maio e passam por um novo modelo assistencial, que está sendo implantado em etapas. O secretário estadual da Saúde, César Neves, esteve nas duas unidades hoje, 06.

Os hospitais foram fundamentais no atendimento à população durante a pandemia. Na época, o Governo do Estado abriu leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, o que reforçou o atendimento nas respectivas regiões. Agora, as estruturas passam a ofertar assistência em outras áreas.

Em Telêmaco Borba, o perfil será materno infantil, com previsão de 20 leitos de enfermaria, 20 de alojamento conjunto para a maternidade, dez berçários e dez leitos de UTI neonatal. Já o hospital de Ivaiporã, com dez leitos de UTI e 20 de enfermaria, vai ofertar cobertura em diversas especialidades.

“É um grande avanço, que vem sendo desenhado há muito tempo na política da regionalização da saúde implantada pelo Governo do Estado”, disse o secretário César Neves. “O cenário hoje é mais favorável, justamente pela grande campanha de vacinação contra a Covid-19. A orientação do governador Ratinho Junior é que as estruturas reforçadas para a pandemia agora ofertem assistência em outras áreas, além da Covid-19. Temos belos hospitais e que são um forte legado para a saúde pública do Paraná”.

O Hospital Regional de Guarapuava também fez parte de estratégia de fortalecimento de unidades próprias para o enfrentamento da pandemia. O Estado antecipou as obras e viabilizou a abertura das alas, que contaram com leitos de UTI e enfermarias. Agora, a previsão é que o local faça atendimentos a traumas, já que a situação de pandemia superou o período mais crítico.

O treinamento das equipes técnicas e administrativas que vão trabalhar nas unidades de Ivaiporã, Telêmaco e Guarapuava já está sendo feito. Parte da ampliação da estrutura e da instalação de equipamentos também está encaminhada.

O diretor-presidente da Funeas, Marcello Augusto Machado, explica que com o término dos contratos com os prestadores que geriram as unidades, com aporte financeiro da Secretaria da Saúde para os leitos Covid-19, a previsão é que superadas as exigências administrativas, as unidades já iniciem os atendimentos. “Estamos fazendo alguns ajustes corriqueiros de gestão e incrementando com mobília e equipamentos. São medidas necessárias com esta migração de administração”, informou Machado. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos