10 de abril de 2018

Sistema cedido pelo TRF4 agilizará trâmite de processos da Prefeitura

Divulgação

Administração já está fazendo uso do Sistema Eletrônico de Informações para andamento dos processos de comunicação interna. Ferramenta adaptada para PMPG foi lançada hoje pela Prefeitura e Justiça Federal

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, lançou ontem oficialmente a ferramenta Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de um acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Com adesão ao SEI, a gestão busca garantir mais agilidade e modernidade no controle e trâmite de processos internos da administração. O programa foi cedido pela Justiça Federal sem qualquer custo à Prefeitura e deve permitir que toda a gestão de processos administrativos seja transferida para o meio eletrônico. Com o lançamento, a Prefeitura já iniciou o trâmite de processos de comunicação interna através da ferramenta.

“Este sistema vai nos garantir mais agilidade, economia, sustentabilidade e transparência no trâmite dos processos internos da Prefeitura. A implantação de uma ferramenta como esta, sem qualquer custo, é uma vitória para o Município, que contará com uma administração mais moderna e desburocratizada”, avaliou o prefeito Marcelo Rangel (PPS). O prefeito também destacou o apoio da Justiça Federal em colaborar com o município, que será a segunda administração municipal no Estado com o SEI, garantindo que toda a tramitação de processos internos (abertura, edição, assinatura e arquivamento) ocorram virtualmente.

“Para darmos início hoje ao uso do sistema, foram meses de preparação, incluindo o treinamento de servidores junto ao TRF4 para domínio das funcionalidades da ferramenta. Essa transição deve acontecer de forma gradual, até que todos os servidores dominem a ferramenta e os processos físicos que já estão em andamento sejam encerrados”, explica o secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares.

Além da agilidade e modernização do trâmite administrativo, a implantação do SEI ainda representa outros ganhos, como a redução do uso de papéis e impressões, além da gestão das informações em tempo real, com segurança e preservação dos dados. O Sistema Eletrônico de Informações também permitirá novos recursos, como a geração de gráficos e outras tabulações sobre arrecadação e consumo da Prefeitura.

“Este é um sistema fantástico, já aplicado em todo o judiciário brasileiro, e em diversas instituições e órgãos. Já não é mais um sistema do TRF4, é um sistema da administração pública brasileira. É admirável o empenho da equipe responsável pela implantação do SEI na Prefeitura e conforme os servidores forem usando, perceberão rapidamente as melhorias do trâmite dos processos. No judiciário, percebemos uma economia de 20% a 40% no tempo de andamento dos processos. Em breve, esperamos poder comemorar os resultados positivos da implantação do SEI na Prefeitura de Ponta Grossa”, avaliou o juiz federal titular da 2ª Vara Federal de Ponta Grossa, Antonio César Bochenek.

SOBRE O SEI – A plataforma já é adotada em diversos órgãos públicos do país, entre eles, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de ministérios, governos estaduais e prefeituras.

Apresenta facilidades como:

– Acesso Remoto: em razão da portabilidade pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones de vários sistemas operacionais (Windows, Linux, IOS da Apple e Android do Google). Isto possibilita que os usuários trabalhem a distância;

– Acesso de usuários externos: gerencia o acesso de usuários externos aos expedientes administrativos que lhes digam respeito, permitindo que tomem conhecimento do teor do processo e, por exemplo, assinem remotamente contratos e outros tipos de documentos;

– Funcionalidades específicas: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros; (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos