1 de fevereiro de 2021

Sindicato retomará discussão com o Município sobre a redução e limitação do número de comissionados

Arquivo

Taxas de funcionamento, renovação do alvará e vigilância e ISS-Fixo têm vencimento para 29 de novembro.

Nos próximos dias o Sindicato dos Servidores Municipais (SindServ) estará apresentando a proposta de limitação do número de cargos comissionados para a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). Na proposta apresentada pelo SindServ, a nomeação destes cargos deveria ser estabelecida por lei municipal, tendo como limite o teto de 2% do total de servidores efetivos do Município, que atualmente seria no máximo 185 cargos.

A direção do Sindicato entende que esta redução, além de trazer economia aos cofres do Município, não traz nenhum prejuízo ao atendimento à população, pelo contrário, com a economia gerada é possível realizar a contratação de servidores em diversas áreas, em especial na área da Saúde e Educação onde o déficit de pessoal é significativo.

Em 2019 somente a Secretaria de Educação gastou em média R$ 400 mil reais por mês em horas extras em virtude do aumento do número de Escolas Integrais sem a devida contratação de mão de obra para atender essa nova demanda.

Na área da Saúde não é diferente, o gasto com horas extras também é elevado em virtude da falta de mão de obra.

Com a redução na contratação de comissionados o Município teria uma redução significativa na folha de pessoal, o que contribuiria para que o limite prudencial permanecesse abaixo dos 51,30% estabelecido pela Lei de Responsabilidade de Pessoal.

Durante o mandato do ex-prefeito Marcelo Rangel (PSDB) o Município teve grandes dificuldades para ficar abaixo do limite estipulado pela LRF.

VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES EFETIVOS – Com a economia na redução dos cargos comissionados o governo municipal, de acordo com o SindServ, poderia valorizar os servidores efetivos, concedendo o reajuste na Data Base, o que não ocorreu em 2020, bem como iniciar o planejamento para implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Em 2019 logo após a sua posse, o presidente do SindServ, Roberto Ferensovicz, e o vice presidente, Jackson Lincoln Lopes, se reuniram com o ex-prefeito, Marcelo Rangel para debater o tema. Em 2020 o Município chegou a ter 316 cargos nomeados com um custo mensal de mais de R$ 1 milhão. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos