Divulgação
O evento teve como objetivo alinhar as principais assistências técnicas para os pequenos agricultores.
A Assessoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Castro promoveu ontem, 26, no Parque Dario Macedo, o Seminário de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater, representantes das Associações de Pequenos Produtores, veterinários, zootecnistas, assistentes sociais e técnicos agrícolas.
De acordo com a assessora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Município, Patrícia Fadel Fanha, o evento tem como objetivo alinhar as principais assistências técnicas para os pequenos agricultores oferecidas pela Emater, Prefeitura e Centro de Treinamento para Pecuaristas. Ela destaca que o Município tem cerca de 2.500 pequenos produtores com pequenas áreas para produzir e que a assistência técnica é fundamental para que eles possam manter a atividade. “Por meio da assistência técnica podemos alavancar a produtividade do pequeno produtor, atender suas necessidades, levar novas técnicas e tecnologias, além de ensinar a parte administrativa das propriedades, como o que fazer com a produção”, explica.
Para Patrícia, é preciso um consenso sobre a prestação de assistência técnica pelos órgãos responsáveis, para que todos os pequenos produtores recebam os serviços. “Somos poucas entidades e um número reduzido de profissionais. Então temos que organizar e otimizar os recursos e o tempo que temos para que todos os pequenos produtores sejam beneficiados”, ressalta.
O engenheiro agrônomo e gerente estadual de produção agropecuária e negócios da Emater, Richard Golba, destacou que no Paraná, 85% da agricultura é familiar e segundo o último Censo, o Paraná tem 305 mil produtores e mais de 167 mil declararam não ter assistência técnica ou que não recebem da forma como gostariam. “É um índice muito alto para um Estado que tem liderança nacional e destaque mundial na produção agropecuária. Temos que unir forças para fazer mais e melhor assistência técnica e extensão rural para esses pequenos produtores. O conhecimento representa mais de 70% da produtividade total dos fatores que envolvem a agricultura. E temos potencial para melhorar o volume de produção, a renda e a qualidade de vida do pequeno produtor”, salientou.
O prefeito Moacyr Fadel Júnior (MDB) disse que a assistência técnica ao pequeno produtor é imprescindível e que o Município vem promovendo ações para melhorar a produtividade nas propriedades. “Levamos assistência técnica, profissionalização e disponibilizamos instrumentos como patrulha agrícola para que os pequenos produtores tenham condições de aumentar a produtividade. A melhor utilização dos recursos e a parceria com as demais entidades, com certeza, vão beneficiar um número cada vez maior de produtores”, disse.
Durante o encontro foi realizada também a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. (Com assessoria)