Arquivo
Entre as medidas anunciadas pelo governador hoje, 18, está a implantação do Escola Segura. A ação levará policiais da reserva na porta dos colégios públicos para garantir a segurança de alunos, pais e professores.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou hoje, 08, que a segurança pública será área prioritária em sua gestão. Ele participou da solenidade de troca do comando da Polícia Militar do Paraná, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, e confirmou novos programas para o setor.
O foco será a integração das forças de segurança e investimento em planejamento e inteligência. O coronel Péricles de Matos assumiu o comando-geral da PM, no lugar da coronel Audilene Dias Rocha.
Ratinho Junior confirmou a criação da Cidade da Polícia. Este espaço integrará as forças de segurança das três esferas de governo, incluindo Guardas Municipais, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e o Exército. Outros programas destacados foram o Escola Segura e os projetos Muralha e Olho Vivo. “A ideia é criar um modelo que possa unificar o trabalho das polícias, em especial na área de planejamento e inteligência. As forças de segurança terão que conversar e pensar estratégias constantemente”, explicou o governador.
O secretário de Estado da Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell, contou que todos os projetos estão em fase de estudo para implantação. “A Cidade da Polícia, por exemplo, está sendo dimensionada. A concepção é que teremos um local especificamente voltado para a segurança pública, com a integração de todas as forças do Estado e ligação com as forças nacionais”, ressaltou Carbonell.
OUTRAS MEDIDAS – A região de fronteira também terá atenção especial, garantiu o governador, citando o projeto Muralha. “A proposta é criar toda uma estratégia para defender as fronteiras e evitar o contrabando e o tráfico de armas, drogas e cigarro. Teremos uma política de fronteira muito bem estabelecida”, apontou. Ele também citou medidas para a redução de custos na área de segurança, como a revisão de contratos de aluguéis e o retorno para as ruas de cerca de 30% dos policiais que atuavam na Casa Militar.
TROCA DE COMANDO – O novo comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos, afirmou que os policiais serão valorizados e atuarão de forma mais próxima dos cidadãos. “Será uma polícia de proximidade, que leva soluções para as comunidades, com uma mudança na forma de preparar o policial e, principalmente, com respeito ao profissional”, declarou Matos.
Ainda de acordo com o comandante-geral, a valorização dos profissionais inclui uma polícia melhor equipada. “A determinação do governo é trabalhar com o emprego de tecnologia, de equipamentos, na produção de inteligência policial e, principalmente, uma polícia que respeite os direitos do cidadão em primeiro lugar e tenha um alto índice de eficácia e eficiência”, concluiu o coronel. (Com AEN)