Divulgação
Além da Mostra Especial, em escolas, CMEIs, asilos e outros locais, a peça “Arara, gralha e pinhão: até quando existirão?” inicia a Mostra Campos Gerais às 14h no Teatro Pax. À noite, no Cine Teatro Ópera, a Mostra Adulto traz duas apresentações: a peça “Queijo e Goiabada, das Canções Que Você Não Autorizou Pra Mim” (20h), e “Eldorado” do Grupo de Eduardo Okamoto da cidade de Campinas/SP (22h).
O Festival Nacional de Teatro continua nesta quarta-feira, 23, com diversas apresentações por toda a cidade. Além da Mostra Especial, em escolas, CMEIs, asilos e outros locais, a peça “Arara, gralha e pinhão: até quando existirão?” inicia a Mostra Campos Gerais às 14h no Teatro Pax.
A proposta do grupo Floristo é trazer importantes reflexões ao tratar de temas como a biopirataria, extinção de espécies e ganancia do ser humano, com o objetivo de trabalhar com temas ligados à ciência e à arte no espetáculo. A história retrata duas aves ameaçadas de extinção, a arara azul e a gralha azul. Na floresta, elas vivem muitas aventuras até que encontram um caçador e precisam fugir dele. Quando tudo parece perdido, as aves conseguem dar uma lição no caçador e reforçam o valor delas para a natureza.
No mesmo dia, às 20h no Cine Teatro Ópera, a Mostra Adulto traz a peça “Queijo e Goiabada, das Canções Que Você Não Autorizou Pra Mim”, baseada no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, e em composições do “Rei” Roberto Carlos. Com canções populares e paródias, o espetáculo aborda uma história de amor plagiada e a construção das identidades na atualidade. O grupo usa o humor e autocrítica para tratar de temas voltados aos direitos autorais, ao consumismo e à manipulação midiática.
A última apresentação do dia será da Peça “Eldorado” do Grupo de Eduardo Okamoto da cidade de Campinas/SP, às 22 horas. O espetáculo nasce da interação de Eduardo Okamoto com construtores e tocadores de rabeca, instrumento de arco e cordas presente em muitas manifestações da cultura popular do Brasil e conta a história de um cego que busca encontrar, acompanhado por uma menina, o que nenhum homem jamais conseguiu: Eldorado. A Mostra Teatro Telmo Faria traz espetáculos adultos de quarta-feira a sábado, às 22h no Auditório B do Cine Teatro Ópera.
O FENATA é uma realização da UEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do Festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, FAUEPG, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. (Com assessoria)