Reprodução/Arquivo
O jornalista, que possui carreira no serviço público, não se atentou à regra básica de confirmar os fatos. Um bom jornalista não publica nada sem duvidar antes. Porque a dúvida leva à verdade. E jornalista só trabalha com ela.
O jornalista Alexandre Teixeira, secretário de Estado de Comunicação Social do Paraná, caiu na fake-news (notícia falsa) e publicou em seu perfil pessoal no Instagram ontem uma foto com instruções para participar de um processo seletivo para se tornar influenciador da Adidas. A postagem diz que 100 pessoas serão selecionadas para representar a marca nas redes sociais e ganharão um pacote com roupas e acessórios da Adidas a cada mês. Na postagem está escrito ainda que para participar é preciso ter no mínimo 200 seguidores, seguir o perfil @adidasinfluenciadores, repostar a foto com as instruções na “história” e marcar o perfil no post. A postagem é #FAKE.
Em nota, a Adidas informou que a promoção para “supostamente recrutar influenciadores” e o perfil @adidasinfluenciadores, que compartilhou a postagem, são falsos. A empresa disse que está tomando as medidas necessárias para punir os responsáveis e que se comunica exclusivamente por seu canal oficial, o perfil @adidasbrasil.
Homem de confiança da governadora Cida Borghetti e do seu marido, o deputado federal Ricardo Barros (ambos do PP), Teixeira chegou a ser alertado sobre a publicação do fake por um seguidor, o publicitário Rafael Markus. “Desculpa ser o estraga prazer aí, mas isso está na cara que é FAKE”, avisou.
O jornalista, que possui carreira no serviço público, não se atentou à regra básica de confirmar os fatos. Um bom jornalista não publica nada sem duvidar antes. Porque a dúvida leva à verdade. E jornalista só trabalha com ela.
GOVERNO CIDA SE ‘TRUMBICA’ –No comando da Secretaria de Comunicação do Paraná desde que Cida Borghetti assumiu o governo, Teixeira se preocupou em demitir profissionais competentes que atuavam na pasta e a perseguir veículos de comunicação para satisfazer o seu ego pessoal. A postura do secretário reflete na campanha de Cida, que perde espaço porque o seu secretário não criou um relacionamento com os veículos de comunicação do Estado.
E conforme apurou o BLOG DO JOHNNY, o secretário que compartilha fake, possui voz ativa na campanha à reeleição da governadora, dificultando o trabalho de profissionais comprometidos em levar a eleição para o segundo turno.