17 de abril de 2019

Secretaria Municipal de Meio Ambiente fiscaliza empresas licenciadas pela Prefeitura

Divulgação

O objetivo é verificar se os empreendimentos estão cumprindo as condições e propostas apresentadas no plano ambiental. Os proprietários estão recebendo orientações e prazo para adequações.

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) vem liberando licenças ambientais através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Para verificar se as empresas e empreendimentos estão cumprindo as condições apresentadas no plano ambiental para liberação de licenciamento, a Secretaria deu início no último mês a fiscalizações nas empresas licenciadas. “Agora é uma fiscalização especifica das atividades que foram licenciadas pela Prefeitura para verificar se está sendo implantado o que se propuseram nos planos ambientais. A equipe está indo a campo e explicando aos requerentes a importância de cumprir aquilo que está no papel. É uma fiscalização bem técnica, com o objetivo de que todos empreendimentos e empresas licenciadas na cidade cumpram o que foi proposto”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com o início desse trabalho, as equipes de fiscalização estão verificando cerca de 10 licenças por semana. As condicionantes a serem cumpridas dependem do tipo de atividade desenvolvida e foram estabelecidas na solicitação do licenciamento.

Se a situação estiver regular no estabelecimento, o proprietário recebe uma notificação de conformidade. Caso sejam encontradas divergências, os responsáveis são orientados pela equipe e têm prazo de 30 dias para se adequar. “Caso não aconteça, a empresa perde a licença e é multada pelo descumprimento. O valor da multa varia conforme a gravidade da irregularidade, podendo ser de R$ 500 mil a R$ 50 milhões”, aponta Barros.

Através do SGA, a Prefeitura tem realizado a emissão de licenças ambientais para funcionamento de empreendimentos imobiliários; atividades industriais; atividades comerciais e serviços; extração mineral; gestão de resíduos sólidos; atividade agropecuária; construção civil; serviços de infraestrutura; serviço médico hospitalar, laboratório e veterinário; e atividade turística e de lazer. As licenças têm validade de 2 a 4 anos. Todas as empresas e atividades licenciadas pelo Município podem receber a fiscalização a qualquer momento. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos