Divulgação
A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou ontem o novo protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que passará a ser usado em todos os atendimentos. A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência, respaldando os profissionais com leis, estatutos e definições para atendimento de adolescentes, garantindo o acompanhamento, passando pela gestação até o climatério.
“As mulheres contemporâneas trazem novas necessidades, sendo assim é necessário se adaptar. Estamos focando na gestação e no planejamento familiar, de quando e como a mulher decide engravidar”, esclarece a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.
A alteração municipal aconteceu para entrar em consonância com o protocolo estadual, que foi atualizado recentemente, com o intuito de reduzir as filas para gestantes de alto risco e realizar uma melhor estratificação de risco gestacional. A elaboração foi feita em parceria com o Instituto Sírio Libanês e envolveu cerca de 20 profissionais.
“Trabalho realizado por diversas mãos para finalizar este documento fragmentado, com a intenção de uniformizar as condutas clínicas e garantir a continuidade do trabalho realizado”, comenta o secretário adjunto da SMS, Robson Xavier.
Até o momento, a SMS contava com o protocolo de gestantes, mas não com o protocolo da mulher. Com o novo protocolo será possível recomendar métodos contraceptivos, inclusive com o Dispositivo Intrauterino (DIU), em cumprimente a lei municipal.
“A nossa Atenção Primária é referência para outros municípios e nossos protocolos são usados por outras regiões. Com a implantação, a ideia é que as 80 Equipes de Saúde da Famílias atendem da mesma maneira todas as mulheres que entrarem na rede. Este trabalho é feito em equipe e é isso que faz a diferença”, destaca a secretária de Saúde, Angela Pompeu.
No final de 2017, todos os profissionais da rede passaram por uma primeira capacitação. E de 19 a 22 deste mês passarão por nova capacitação da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). O novo protocolo entrará em vigor assim que saia a publicação em Diário Oficial.
“O projeto que iniciou em 2016 está sendo colocado em prática, foi um trabalho duro e fará muita diferença na vida de todas as mulheres atendidas nas UBS. Estou feliz por assinar o protocolo e a ordem de serviço, honrada em fazer a diferença para os profissionais da saúde e para a comunidade ponta-grossense”, finaliza a prefeita interina, Elizabeth Schmidt (PSB).