5 de junho de 2018

Secretaria de Saúde lança protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher

Divulgação

A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou ontem o novo protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher, que passará a ser usado em todos os atendimentos. A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência, respaldando os profissionais com leis, estatutos e definições para atendimento de adolescentes, garantindo o acompanhamento, passando pela gestação até o climatério.

“As mulheres contemporâneas trazem novas necessidades, sendo assim é necessário se adaptar. Estamos focando na gestação e no planejamento familiar, de quando e como a mulher decide engravidar”, esclarece a enfermeira da Atenção Primária, Adriana Alves.

A alteração municipal aconteceu para entrar em consonância com o protocolo estadual, que foi atualizado recentemente, com o intuito de reduzir as filas para gestantes de alto risco e realizar uma melhor estratificação de risco gestacional. A elaboração foi feita em parceria com o Instituto Sírio Libanês e envolveu cerca de 20 profissionais.

“Trabalho realizado por diversas mãos para finalizar este documento fragmentado, com a intenção de uniformizar as condutas clínicas e garantir a continuidade do trabalho realizado”, comenta o secretário adjunto da SMS, Robson Xavier.

Até o momento, a SMS contava com o protocolo de gestantes, mas não com o protocolo da mulher. Com o novo protocolo será possível recomendar métodos contraceptivos, inclusive com o Dispositivo Intrauterino (DIU), em cumprimente a lei municipal.

“A nossa Atenção Primária é referência para outros municípios e nossos protocolos são usados por outras regiões. Com a implantação, a ideia é que as 80 Equipes de Saúde da Famílias atendem da mesma maneira todas as mulheres que entrarem na rede. Este trabalho é feito em equipe e é isso que faz a diferença”, destaca a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

No final de 2017, todos os profissionais da rede passaram por uma primeira capacitação. E de 19 a 22 deste mês passarão por nova capacitação da Secretaria de Estado de Saúde (SESA). O novo protocolo entrará em vigor assim que saia a publicação em Diário Oficial.

“O projeto que iniciou em 2016 está sendo colocado em prática, foi um trabalho duro e fará muita diferença na vida de todas as mulheres atendidas nas UBS. Estou feliz por assinar o protocolo e a ordem de serviço, honrada em fazer a diferença para os profissionais da saúde e para a comunidade ponta-grossense”, finaliza a prefeita interina, Elizabeth Schmidt (PSB).


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos