Foram entregues ontem móveis e eletrodomésticos às Unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), adquiridos com recurso federal do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-BF). Os móveis novos irão auxiliar no atendimento às famílias atendidas nos serviços ofertados pelos Cras, como Cadastro Único, Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.
Foram investidos um total de R$ 80.425,46, com a intenção de melhorar a estrutura dos serviços. Dentre os móveis repassados aos Cras, foram entregues armários grandes e pequenos, guarda volumes, mesas de escritório, estantes altas para exposição de trabalhos, longarinas e cadeiras para recepção, arquivos e balcões. Entre os eletrodomésticos, foram batedeiras, espremedores de suco, mixers, microondas e lavadoras tanquinho.
O município conta com dez unidades de Cras distribuídos na região do Cará-Cará, Coronel Cláudio, Jardim Carvalho, Jardim Paraíso, Nova Rússia, Sabará, Santa Luzia, 31 de Março, Vila Isabel e Vila XV. Cada Unidade de CRAS atende por território delimitado, através de estudo geodemográfico. “Área de abrangência é o território delimitado a partir dos locais de residência das famílias referenciadas aos equipamentos. Os territórios têm histórias e características diferenciadas. Por isso, é importante reconhecer potencialidades e vulnerabilidades, bem como situações de risco presentes”, destaca a secretaria de Políticas Públicas Sociais e presidente da Fundação de Assistência Social, Simone Kaminski.
Além destas unidades, o município conta também com os serviços de Unidades Móveis, que consistem em uma equipe adicional, a qual tem a responsabilidade de realizar a busca ativa das famílias que vivem em locais de difícil acesso, distantes de unidades físicas de CRAS, ou estão dispersas nos territórios de abrangência e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Os Cras que receberam os móveis e eletros hoje são os do Jardim Carvalho e da 31 de Março, sendo que no decorrer da semana a entrega continuará. “Um investimento que será usado tanto pelos nossos funcionários como pela comunidade. Sempre que possível estamos melhorando nossas estruturas para melhor atender a população que mais precisa”, afirma Simone. (Com assessoria)