Divulgação
A meta é finalizar todos os trabalhos entre 2018 e 2019, para posteriormente dar sequência à execução das outras lagoas do complexo
Quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia e palco com arquibancada para eventos culturais. Estes são alguns dos itens que integram o projeto paisagístico do primeiro lago pertencente ao Parque de Olarias, complexo que está sendo construído em Ponta Grossa e deverá se tornar um novo polo esportivo, cultural e de lazer para a população. Na última sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Planejamento, responsável por coordenar o projeto, apresentou a proposta paisagística do local, que deverá ser executada no próximo ano.
Segundo o secretário Celso Sant’Anna, atualmente está sendo realizada a última fase estrutural da construção do lago, que deverá formar as bordas e os canais – o que inclui a execução de gabiões (estruturas de contenção), canais e galerias nas ruas próximas ao complexo. “Logo após a finalização desta etapa, o que deve acontecer no início do ano que vem, queremos iniciar as obras de paisagismo e arruamento, que contemplam, respectivamente, a composição do parque propriamente dito e as galerias, pavimentações e passeios das ruas do entorno”, explica o secretário.
Agora, o próximo passo é fazer o orçamento do projeto para dar início ao processo licitatório na sequência. “Estimamos que o paisagismo fique em torno de R$ 1,5 milhão e o arruamento em cerca de R$ 2 milhões. Mas precisamos fazer uma pesquisa orçamentária exata para poder promover a licitação que determinará a empresa responsável pela execução das obras”, prevê Sant’Anna.
A meta é finalizar todos os trabalhos entre 2018 e 2019, para posteriormente dar sequência à execução das outras lagoas do complexo. “O Parque de Olarias será composto por cinco lagos e áreas de lazer e esportes no entorno de todos eles, que ficam um próximo ao outro. O projeto se fez necessário inicialmente devido ao arroio que perpassa o local e o deixava passível a inundações, mas a Prefeitura pretende aproveitar esta solução técnica para oferecer à população um novo espaço de convivência do qual a cidade ainda não dispõe”, aponta o secretário, lembrando que todo o espaço possui 130 mil metros quadrados – o que corresponde a área de cerca de 12 campos de futebol.
PAISAGISMO – Para a prática esportiva o primeiro lago do Parque de Olarias deverá contar com pista de caminhada de 1.500 metros de extensão, ciclovia de 1.620 metros lineares, pista de skate, academia ao ar livre e três quadras poliesportivas, sendo duas de concreto e uma de areia.
Pequenos eventos culturais poderão ser realizados no espaço que contará com um palco e uma arquibancada, e também serão construídos mirantes, parque infantil, áreas arborizadas e um estacionamento com capacidade para cerca de 300 vagas. (Com assessoria)