30 de outubro de 2017

Secretaria de Planejamento apresenta projeto paisagístico do Parque de Olarias

Divulgação

A meta é finalizar todos os trabalhos entre 2018 e 2019, para posteriormente dar sequência à execução das outras lagoas do complexo

Quadras poliesportivas, pista de caminhada, ciclovia e palco com arquibancada para eventos culturais. Estes são alguns dos itens que integram o projeto paisagístico do primeiro lago pertencente ao Parque de Olarias, complexo que está sendo construído em Ponta Grossa e deverá se tornar um novo polo esportivo, cultural e de lazer para a população. Na última sexta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Planejamento, responsável por coordenar o projeto, apresentou a proposta paisagística do local, que deverá ser executada no próximo ano.

Segundo o secretário Celso Sant’Anna, atualmente está sendo realizada a última fase estrutural da construção do lago, que deverá formar as bordas e os canais – o que inclui a execução de gabiões (estruturas de contenção), canais e galerias nas ruas próximas ao complexo. “Logo após a finalização desta etapa, o que deve acontecer no início do ano que vem, queremos iniciar as obras de paisagismo e arruamento, que contemplam, respectivamente, a composição do parque propriamente dito e as galerias, pavimentações e passeios das ruas do entorno”, explica o secretário.

Agora, o próximo passo é fazer o orçamento do projeto para dar início ao processo licitatório na sequência. “Estimamos que o paisagismo fique em torno de R$ 1,5 milhão e o arruamento em cerca de R$ 2 milhões. Mas precisamos fazer uma pesquisa orçamentária exata para poder promover a licitação que determinará a empresa responsável pela execução das obras”, prevê Sant’Anna.

A meta é finalizar todos os trabalhos entre 2018 e 2019, para posteriormente dar sequência à execução das outras lagoas do complexo. “O Parque de Olarias será composto por cinco lagos e áreas de lazer e esportes no entorno de todos eles, que ficam um próximo ao outro. O projeto se fez necessário inicialmente devido ao arroio que perpassa o local e o deixava passível a inundações, mas a Prefeitura pretende aproveitar esta solução técnica para oferecer à população um novo espaço de convivência do qual a cidade ainda não dispõe”, aponta o secretário, lembrando que todo o espaço possui 130 mil metros quadrados – o que corresponde a área de cerca de 12 campos de futebol.

PAISAGISMO – Para a prática esportiva o primeiro lago do Parque de Olarias deverá contar com pista de caminhada de 1.500 metros de extensão, ciclovia de 1.620 metros lineares, pista de skate, academia ao ar livre e três quadras poliesportivas, sendo duas de concreto e uma de areia.

Pequenos eventos culturais poderão ser realizados no espaço que contará com um palco e uma arquibancada, e também serão construídos mirantes, parque infantil, áreas arborizadas e um estacionamento com capacidade para cerca de 300 vagas. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos