Arquivo
O grupo manteve contato com uma jovem que testou positivo para o novo coronavírus na última quinta-feira, 14, e participou de uma festa particular na cidade.
Após a jovem PBM, de 29 anos, testar positivo para a Covid-19 em exame feito em um laboratório da rede particular de Curitiba, na última quinta-feira, 14, alegando em vídeo divulgado nas redes sociais ter contraído a doença em Prudentópolis e, de relatos também pelas redes sociais, que ela teria participado de uma festa particular no Município que reuniu cerca de 150 pessoas, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Mazurechen, divulgou hoje, 18, uma nota informando que 94 pessoas que tiveram contato com a jovem foram notificadas a permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias. “A equipe do Setor de Vigilância em Saúde, com o apoio da Defesa Civil e pessoal do Setor de Fiscalização Municipal, realizou de imediato a notificação determinando o isolamento social dos contatos com a suposta contaminada, totalizando 94 pessoas que foram devidamente orientadas a permanecer em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias e estão em monitoramento pelas equipes de saúde”.
Ainda segundo a nota, PBM realizou um novo exame (Teste Rápido para SARSCOV-2) em Curitiba, aonde reside, que teve resultado negativo. “Porém, referido Teste quando negativo não descarta a possibilidade de infecção, assim há a necessidade dos contatos permanecerem em isolamento domiciliar. Em complementação de diagnóstico laboratorial será realizado o exame RT-PCR, na data de hoje”, informa o secretário, ressaltando para a necessidade dos contatos permanecerem em isolamento.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DIVULGADA PELA PREFEITURA DE PRUDENTÓPOLIS HOJE, 18:
NOTA OFICIAL – INFORMATIVA COVID-19
Considerando a repercussão ocasionada por uma manifestação nas redes sociais, oriunda de uma cidadã que esteve em Prudentópolis nos últimos dias, e afirma ter sido positivada no exame de detecção do novo coronavírus; o Município de Prudentópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a publico informar as medidas adotadas e ações realizadas até o momento.
A equipe do Setor de Vigilância em Saúde, com o apoio da Defesa Civil e pessoal do Setor de Fiscalização Municipal, realizou de imediato a notificação determinando o isolamento social dos contatos com a suposta contaminada, totalizando 94 pessoas que foram devidamente orientadas a permanecer em isolamento domiciliar pelo período de 14 dias e estão em monitoramento pelas equipes de saúde.
A paciente suspeita, após o exame por ela realizado em laboratório particular, foi encaminhada para a realização de Teste Rápido para SARSCOV-2 no município de residência, o qual testou negativo. Porém referido Teste quando negativo não descarta a possibilidade de infecção, assim há a necessidade dos contatos permanecerem em isolamento domiciliar. Em complementação de diagnóstico laboratorial será realizado o exame RT-PCR, na data de hoje.
REFORÇAMOS A NECESSIDADE DOS CONTATOS EM PERMANECEREM EM ISOLAMENTO SOCIAL CONFORME ORIENTAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE.
Marcelo Hohl Mazurechen
Secretário Municipal de Saúde