FEBRE AMARELA

4 de abril de 2019

Saúde aplica 16 mil doses de vacina em uma semana em Castro

Arquivo

Com a redução da procura, apenas três unidades de saúde ficarão abertas nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) com horário estendido: Joevah Ribeiro, Bom Jesus e Tronco.

Com a intensificação da vacinação contra a febre amarela iniciada no dia 28 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Castro aplicou 16 mil doses em uma semana, e com a redução da procura, apenas três unidades de saúde ficarão abertas nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) com horário estendido, inclusive na hora do almoço. Ficarão atendendo as unidades Joevah Ribeiro e Bom Jesus até às 21 horas e a unidade do Tronco até às 20 horas. Nas demais, o horário é das 8h30 às 11h30 e das 13 às 16h30.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, o movimento foi muito bom e a população respondeu ao apelo da Secretaria. “Com horário estendido e mais o atendimento no final de semana conseguimos imunizar 16 mil pessoas”, conta.

Marielen ressalta que quem ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde. “E para aquelas pessoas que logo vão tomar a vacina contra a gripe, podem tomar também a vacina contra a febre amarela, porque não há contraindicação”, disse.

A vacina contra a febre amarela deve ser tomada por pessoas de 9 meses a 59 anos. Pessoas acima de 60 anos, apenas com prescrição médica. Quem tiver dúvidas se tomou a vacina, deve procurar o posto de saúde. Quem já tomou, não é necessário, pois a dose é única.

A DOENÇA – A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos