Divulgação
Governador destacou que esta é a missão da empresa na atual gestão. Ele participou da solenidade em comemoração aos 55 anos da Companhia e posse da nova diretoria da estatal. Hoje, a Sanepar está presente em 345 municípios paranaenses.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou hoje, 23, na solenidade de comemoração pelos 56 anos da Sanepar e de posse da nova diretoria, que a missão da empresa é avançar em oferta de água e sistema de esgoto, chegando a localidades que ainda não contam com estes serviços.
“Nesses 56 anos, a Sanepar e seus colaboradores fizeram muito pelo Estado. A empresa tem uma importância muito grande para o desenvolvimento do Paraná. Nosso compromisso agora é avançar ainda mais e fazer com que a Companhia fique cada vez mais próxima das pessoas, em especial das que mais precisam ter água de qualidade e esgoto tratado”, afirmou Ratinho Junior. “Essa é a nossa missão, avançar e atender o máximo de pessoas”, ressaltou.
Tomaram posse o novo diretor-presidente, Cláudio Stabile, e os diretores Joel de Jesus Macedo (Investimento), Priscila Marchini Brunetta (Administrativo), Andrei de Oliveira Rech (Jurídica) e Paulo Alberto Dedavid (Operações). “Nomeamos uma diretoria extremamente técnica e acabamos com as indicações políticas da Sanepar. E isso já deu resultado, com recorde na bolsa de valores de São Paulo”, disse o governador.
A Sanepar, destacou Ratinho Jr., tem aprovado na Caixa Econômica Federal R$ 2,5 bilhões para investimentos em 136 projetos. “A nova diretoria tem a missão e a responsabilidade de preparar todos esses projetos para que a gente possa fazer as obras necessárias”, disse ele.
“Vamos ter que modernizar algumas regiões e cidades, ampliar a capacidade de tratamento da água. Mas, em especial, nosso objetivo é ampliar a rede de esgoto. Não dá para existir ainda regiões no Estado onde crianças têm que brincar com esgoto”, afirmou. Hoje, a Sanepar está presente em 345 municípios paranaenses.
FOCO NAS PESSOAS – Com um dos melhores indicadores do país, a Sanepar atende hoje 74% da população paranaense com coleta e tratamento de esgoto. Em seu discurso de posse, o diretor-presidente Cláudio Stabile destacou que a missão do poder público é trabalhar para transformar a vida das pessoas, principalmente das que mais precisam. “Nas funções que exerci, sempre atuei com firmeza, sem perder o foco nas pessoas. Esta será a prioridade da Sanepar”, disse.
RESÍDUOS – Segundo o governador, outra área a ser trabalhada com ênfase é a de resíduos sólidos. “Vamos atuar muito para a Sanepar poder colaborar e acabar com os lixões. O Paraná ainda tem 40% de cidades com lixões a céu aberto. A Companhia vai colaborar para fazer do Estado o primeiro do Brasil a ser livre de lixão a céu aberto.”
CORTAR DESPESAS – O governador reafirmou a estratégia de sua gestão, de reduzir gastos públicos e ampliar a capacidade de investimento do Estado. “Isso significa tomar atitudes difíceis, como cortar mordomias, reduzir o número de secretarias, fazer com que possamos mais com menos, rever contratos, fazer auditoria na folha de pagamento. O dinheiro público deve ser racionalizado e tratado com respeito”, afirmou. (Com AEN)