Divulgação
Veículos farão parte da regionalização do serviço. As ambulâncias já estão equipadas, sendo três básicas e duas avançadas, somam mais de R$ 1,1 milhão em investimentos do Ministério da Saúde.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa recebeu hoje, 08, cinco novas ambulâncias. Os veículos foram repassados pelo Ministério da Saúde para compor a estrutura do Samu Regional. As ambulâncias já estão equipadas, sendo três básicas e duas avançadas, que somam mais de R$ 1,1 milhão em investimentos.
O Samu Regional tem previsão para iniciar as atividades no segundo semestre de 2019. Para isso, é necessário que os munícipios fechem convênio através do Consórcio Intermunicipal do Samu (CimSamu). “Nossa intenção é que nos próximos meses já estejamos com tudo encaminhado para poder começar os atendimentos regionalizados. Hoje contamos com nove cidades (Ponta Grossa, Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí, São João do Triunfo, Imbaú, Curiúva, Telêmaco Borba e Ortigueira) com os termos já assinados, bastando apenas construir e adequar as bases em seus municípios”, destaca o diretor do CimSamu, Jaime Nogueira.
Ponta Grossa é a única cidade que está com toda a estrutura e equipamentos adequados, e passará a regular 568 mil habitantes da região. “Após, e se todos os 28 municípios participarem, poderemos chegar a regular cerca de 1 milhão de habitantes”, completa Nogueira.
O Samu de Ponta Grossa passou por reformas e adequações, estando pronto para iniciar a operação das atividades regionais. “Nosso munícipio ficará responsável por direcionar da melhor forma os atendimentos”, afirma o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), presidente do CimSamu. (Com assessoria)