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A procura pelos serviços aumentou durante a pandemia. Mesmo com restrições, os atendimentos seguem de forma online e presencialmente mediante agendamento.
Nos primeiros seis meses deste ano, a Sala do Empreendedor, serviço prestado pela Prefeitura de Ponta Grossa através do Setor de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, da Secretaria da Fazenda, contabilizou mais de 20 mil atendimentos de assistência e apoio aos micros e pequenos empresários de Ponta Grossa. Em decorrência das restrições da pandemia, a equipe realizou ampliações nos canais digitais e manteve o fluxo de orientações aos pequenos empresários.
A principal procura no fechamento deste primeiro semestre foi para a operacionalização de crédito, que totalizou mais de 5 mil atendimentos, 43% superior no comparativo com os primeiros seis meses do ano de 2020. Na sequência, aparecem os serviços de alvará, com 1.985 atendimentos; e a emissão da declaração anual, totalizando até o momento 1.821 atendimentos.
CANAIS DIGITAIS – Esses números só foram possíveis por conta do suporte online da Sala do Empreendedor, através da Sala Digital, possibilitando a autonomia dos pequenos empresários para emitir documentos, imprimir boletos, fazer declaração anual, e formalizar o MEI, por conta própria. A inovação para garantir o atendimento durante a pandemia foi a ampliação dos canais digitais, como o aplicativo de mensagens, chat da Sala Digital e também pelo e-mail.
Segundo a coordenadora do setor, Tonia Mansani, mesmo durante a pandemia, o ritmo de atendimento se manteve através dos serviços online. “A Sala do Empreendedor sempre buscou meios alternativos e inovadores de facilitar a vida do pequeno empresário. Com a Sala Digital, uma série de documentos e trâmites já podiam ser feitos de forma online e representavam cerca de 40% dos atendimentos totais. Com a pandemia, ampliamos a assistência prestada de forma remota, garantindo além do acesso aos serviços, também assistência diretamente com nossa equipe por chat online e até mesmo chamadas de vídeo. Com o fechamento do primeiro semestre, nossa expectativa é que o total de atendimentos em 2021 supere o ano anterior”, explica Tonia.
ATENDIMENTO PRESENCIAL – Quando necessário, o cidadão pode receber esse atendimento de forma presencial para orientações e serviços, caso haja dificuldade em realizar sozinho. Basta realizar agendamento de data e hora, para não causar aglomeração. (Com assessoria)
ATENDIMENTO:
Sala Digital e chat online: saladoempreendedor.pontagrossa.pr.gov.br/sala-digital/
Agendamento e atendimento online: Whatsapp (42) 9 9144-9833.
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: agendar pelo 3220-1000, ramais 1470 ou 1016.