Divulgação
O Selo é uma metodologia de avaliação que tem a finalidade de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e pelos parceiros a empreendedores locais, além de estimulá-los a aprimorar o atendimento ao microempreendedor individual (MEI).
A Prefeitura Municipal de Ipiranga, através da Sala do Empreendedor, esteve em Brasília de 09 a 11 de julho, a convite do Sebrae, para o evento Transformar Juntos, que reconheceu com o Selo Diamante de Referência em Atendimento as Salas do Empreendedor de todo o país. Ipiranga está localizada na região Centro do estado do Paraná que conta com 41 municípios, dentre esses Ipiranga foi a primeira a alcançar a premiação, se tornando a única Sala do Empreendedor da região com o Selo Diamante.
O Selo de Referência em Atendimento é realizado pelo Sebrae, que avalia vários critérios, tais como as capacitações ofertadas e o cliente oculto (trata-se de uma empresa contratada pelo Sebrae para buscar atendimento na Sala do Empreendedor de forma oculta e avaliar o atendimento recebido) e ao final atribui uma nota, Ipiranga atingiu a nota máxima, com 100% de aproveitamento.
“Com relação a 2023, obtivemos o Selo Ouro na etapa estadual e, com isso, fomos para a etapa nacional, com a obtenção do Selo Diamante. É gratificante esse reconhecimento. A gestão atual nos deu todo o suporte e ferramentas necessárias para alcançarmos esse resultado, com estrutura e contratação de pessoal, além do apoio do Sebrae que é nosso parceiro”, comenta a coordenadora da Sala do Empreendedor de Ipiranga, Simone Lovato, ao relembrar que, em anos anteriores, a Sala havia sido reconhecida com os Selos Ouro e Prata, nas etapas estaduais.
Desde março de 2021, a Sala do Empreendedor opera dentro do Espaço Cidadão, que também abriga a Agência do Trabalhador, a Fomento Paraná, o Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal e um ponto de serviço da Associação Comercial e Empresarial de Ipiranga (Acei). Esse movimento representou um marco significativo, conforme Simone, proporcionando à Sala do Empreendedor a estrutura necessária para melhorar a qualidade do serviço prestado e alcançar os empreendedores da cidade de forma mais eficiente.
Segundo ela, o trabalho de conscientização, realizado porta a porta pela equipe da Sala do Empreendedor, especialmente considerando a ausência de um sistema de cadastro das empresas locais, começou a render frutos significativos a partir de 2021, quando registrou 331 microempreendedores individuais (MEI) assistidos. Em 2023, a Sala conseguiu atender 72,9% dos microempreendedores individuais locais e, em 2024, já são 330 microempreendedores individuais assistidos somente nos primeiros quatro meses do ano, mostrando um aumento ainda maior de alcance das empresas.
“Nosso público aprendeu o caminho para se capacitar, buscar suporte e orientação. Hoje, somos referência no que fazemos, isso é muito gratificante”, comemora.
O resultado é celebrado pela consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano. A instituição é parceira na iniciativa. “A conquista reflete o compromisso da equipe da Sala do Empreendedor em oferecer serviços de qualidade aos empreendedores locais, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da cidade e a geração de empregos e renda”, reforça.
PREMIAÇÃO – Ao todo, o Sebrae Nacional concedeu o Selo Diamante a 148 Salas no País, sendo que 44 são do Paraná, o estado com maior número na categoria Diamante. O Selo é uma metodologia de avaliação que tem a finalidade de reconhecer a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e pelos parceiros a empreendedores locais, além de estimulá-los a aprimorar o atendimento ao microempreendedor individual (MEI).