Divulgação
Plataforma foi premiada como iniciativa inovadora no Brasil por agregar serviços e acessos que facilitam o dia a dia do empresário. Ontem, 13, a Sala do Empreendedor reuniu parceiros na prestação de serviços ao empresário em Ponta Grossa e a coordenadora apresentou um balanço dos atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, inaugurou a nova roupagem do espaço de atendimento e apresentou a equipe.
A Sala do Empreendedor Digital, plataforma oferecida pela Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal da Fazenda, foi lançada em setembro do último ano e já superou a marca de 5 mil usuários. De janeiro a maio de 2019, foram contabilizados mais de 31 mil acessos, e não apenas de Ponta Grossa. Com a proposta de agregar serviços e acessos que facilitam o dia a dia do empresário, a Sala do Empreendedor Digital de Ponta Grossa vem recebendo acessos de outras cidades e regiões, com 65% dos acessos com origem na cidade, mas 25% em Curitiba e 4% em São Paulo.
“O projeto piloto da Sala Digital teve início lá em 2014, quando começamos a identificar processos repetitivos, que o empresário poderia resolver sem sair de casa. Nosso foco era facilitar a vida do MEI, que representa hoje 30% da nossa economia, mas a Sala Digital hoje representa uma convergência de serviços para todas as modalidades de negócio, evitando o desperdício de tempo, o deslocamento físico até os locais e eliminando a necessidade de acessar diversos sites para obter documentos e informações”, detalha a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani.
Ontem, 13, a Sala do Empreendedor reuniu parceiros na prestação de serviços ao empresário em Ponta Grossa e a coordenadora apresentou um balanço dos atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, inaugurou a nova roupagem do espaço de atendimento e apresentou a equipe. A apresentação também foi prestigiada pelo ex-secretário municipal, Paulo Carbonare.
Com o crescimento da Sala Digital, houve redução de 8% nos atendimentos físicos da Sala do Empreendedor, permitindo que parte dos serviços sejam resolvidos remotamente pelo empresário. O uso da Sala Digital para emissão da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e do Documento de Arrecadação do Simples (DAS) também aumentou nesse período, contabilizando redução na procura da sala física para os serviços, com queda de 13% e 38%, respectivamente.
Para o gerente regional do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, Joel Franzim Junior, a Sala do Empreendedor de Ponta Grossa é referência no Estado em função da estratégia adotada de buscar constantemente a modernização, buscando, de forma independente a inovação, a empresa da primeira Sala Digital do Brasil. “Além de ser referência para os microempreendedores individuais na cidade, a Sala recebe gestores de projetos de outros Estados para conhecer a estrutura e o serviços realizados. Com esse pioneirismo, Ponta Grossa está no caminho do desenvolvimento, dando espaço principalmente ao pequeno empresário, que tem impacto fundamental na circulação da economia”, comenta Franzim.
Recentemente incorporada à Secretaria da Fazenda, a Sala do Empreendedor é responsável pela formalização de mais da metade dos Microempreendedores Individuais (MEIs) da cidade. Em cinco meses, foram 849 aberturas de MEIs na Sala, um incremento de quase 10% com relação ao mesmo período do ano passado. Em um período economicamente instável, o crescimento dos MEIs torna cada vez mais indispensável uma política pública voltada ao empreendedorismo. (Com assessoria)