13 de novembro de 2020

Rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira tem obras de conservação

Divulgação

Estado investe R$ 6,5 milhões no trecho de 40 quilômetros da PR-151 para recuperação do asfalto, implantação de sistema para escoamento da água e sinalização horizontal. Está em elaboração o projeto de duplicação e ampliação da rodovia entres Municípios.

Estado investe R$ 6,5 milhões no trecho de 40 quilômetros da PR-151 para recuperação do asfalto, implantação de sistema para escoamento da água e sinalização horizontal. Está em elaboração o projeto de duplicação e ampliação da rodovia entres municípios.

O Governo do Estado está fazendo melhorias em 40,11 quilômetros da PR-151, entre Ponta Grossa e Palmeira, um investimento de aproximadamente R$ 6,5 milhões. Os serviços são executados como parte do lote 3 do programa Conservação e Recuperação com Melhorias do Estado do Pavimento (Cremep), do DER/PR, e tiveram início em outubro, com a instalação de drenos longitudinais e transversais para lidar com águas subterrâneas e preservar o pavimento.

“Já estamos iniciando os trabalhos e vamos continuar a obra de recuperação entre Ponta Grossa e Palmeira, e já estamos executando o projeto de duplicação. Ele foi contratado pelo governo Ratinho Junior e levará alguns meses para ser concluído, mas estamos determinados em ampliar a capacidade desta rodovia”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.

Neste mês começam os serviços de fresagem, que é a remoção do pavimento antigo, seguidos pelos serviços de reperfilagem e microrrevestimento. Na reperfilagem é aplicada uma camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material que compõe a maior parte do pavimento asfáltico, seguida por sua compactação. No microrrevestimento é aplicada uma camada mais fina de material, composto por agregados miúdos, enchimento, água e emulsão asfáltica, ajudando a selar o pavimento contra água da chuva e aumentando a aderência de pneus à pista.

Após as intervenções no pavimento, o trecho receberá sinalização horizontal, com pintura de faixas e linhas. A previsão é que as melhorias sejam concluídas até março do ano que vem.

PROJETO – O mesmo trecho também é alvo de outra iniciativa do DER/PR – a elaboração de projeto executivo de engenharia de restauração, duplicação e ampliação de capacidade da rodovia.

“O projeto é complexo, trazendo várias intervenções, além da duplicação e ampliação de capacidade. Teremos a implantação de vias marginais e novas interseções em desnível, e adequação de várias obras de arte especiais já existentes no trecho” explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

O projeto deve contemplar a duplicação da PR-151 no trecho entre a BR-376 e a PR-438, em uma extensão de 6,8 quilômetros. Também estão previstas a implantação de vias marginais em dois trechos mais urbanizados de Ponta Grossa, interseções em desnível no acesso ao bairro Cará-Cará e no entroncamento com a PR-438, além de adequações no acesso ao aeroporto, no viaduto sobre a linha férrea e na ponte sobre o Rio Tibagi.

Do trecho entre a PR-438 até Palmeira será restaurado o pavimento e ampliada a capacidade da rodovia. Isso pode incluir acostamentos, terceira faixa, interseções, acessos e outras soluções que serão definidas no projeto. Também serão avaliadas e adequadas as pontes sobre o Rio Caniú e sobre o Rio Forquilha.

Para o perímetro urbano da Colônia Lago e de Palmeira será estudada a necessidade de implantação de vias marginais, calçadas, ciclovias, passarelas e outras soluções para melhorar o tráfego. Em Palmeira, especificamente, deve ser executada uma interseção em desnível no acesso ao Centro da cidade e interseções em nível nos cruzamentos com vias mais movimentadas.

O projeto também contempla a possibilidade de implantação de um contorno em Palmeira, com início no quilômetro 371 da PR-151, cruzando a BR-277 com uma interseção em desnível, e término no quilômetro 381 da própria PR-151, em uma extensão de pouco mais de nove quilômetros. (Com AEN)


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