Arquivo
Dos 54 médicos que atendiam nas unidades de saúde em Ponta Grossa, 22 pediram desligamento do quadro de servidores da Prefeitura nas últimas semanas. Vereador cobra contratação emergencial de novos profissionais.
O vereador Ricardo Zampieri (PSL) cobrou a Prefeitura de Ponta Grossa quanto à debandada de médicos do quadro de servidores municipais. Dos 54 profissionais que atendiam a população nos postos de saúde, 22 deixaram os cargos no início do ano. A saída em massa chamou a atenção do vereador, que cobra uma ação rápida da administração municipal, com a contratação emergencial de médicos na cidade para repor a demanda.
Para Zampieri, é obrigação do Poder Executivo fazer com que os médicos sejam repostos imediatamente, já que existem mecanismos na administração pública que permitem a contratação de novos profissionais. “A Prefeitura tinha ciência que as baixas ocorreriam e poderia ter se programado para evitar o caos nas unidades de saúde. Agora, a situação exige um ato emergencial, que estamos cobrando”, explica, ressaltando que a saúde pública precisa ser tratada como prioridade e respeito.
Não é a primeira vez que o vereador cobra a Prefeitura em relação à contratação de profissionais. A bandeira é levantada desde o final de 2018, quando a crise envolvendo os médicos nos postos de saúde se instalou em Ponta Grossa. “Nossa população está sem atendimento nas unidades de saúde porque não existe gestão no Poder Executivo. É preciso saber lidar com esses problemas urgentes e resolve-los da maneira mais rápida possível. Quanto mais isso se estende, mais as pessoas sofrem”, lembra. (Com assessoria)