Divulgação
O Município obteve 6,8 na avaliação para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental realizada em 2017 e superando o de 2015 que foi de 6,1.
Castro alcançou o maior índice da região dos municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) obtendo 6,8 na avaliação para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental realizada em 2017 e superando o de 2015 que foi de 6,1. A divulgação foi feita hoje pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP).
Esse resultado supera o índice projetado pelo Ministério da Educação para 2021 que é de 6,5. Em dez anos, o Município aumentou gradativamente os índices, saindo de 4,9 em 2007 para 6,8 em 2017.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destaca que os avanços nos índices do IDEB se devem ao engajamento das equipes de funcionários, pais, professores e alunos das escolas em um trabalho contínuo para melhorar os resultados focado em metas. “Isso é fruto de um envolvimento maior de nossos professores que conhecem o sistema de avaliação, utilizam essa ferramenta e ainda pelo acompanhamento pedagógico feito nas escolas”, disse.
Para a secretária é possível constatar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos pelo planejamento realizado pelos professores, que atendem as reais necessidades dos alunos. Ela destaca ainda a parceria com outras secretarias municipais. “É um orgulho para todos nós e para essa gestão pública. Estamos colhendo os frutos de um trabalho realizado ao longo de todos esses anos”, disse.
O prefeito Moacyr Fadel Junior (MDB) disse que é uma alegria ver o reconhecimento de todo o empenho da equipe da educação para fazer um ensino cada vez com mais qualidade. “Parabéns aos nossos professores, diretores, equipe pedagógica e todos os que colaboram para fazer da nossa educação, uma educação de excelência que prepara nossos alunos para o futuro”, destacou.
IDEB – O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. Ele avalia a qualidade do ensino do país com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos por meio de avaliações do Ministério da Educação (MEC). Desde a criação do indicador, foram estabelecidas metas que devem ser atingidas a cada dois anos por escolas, prefeituras e governos estaduais. (Com assessoria)