3 de abril de 2019

Ratinho Junior se encontra com reitores das universidades estaduais do Paraná

Divulgação

Os representantes das instituições também participaram de uma reunião com os deputados na Assembleia Legislativa. O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, esteve presente nos eventos.

Os reitores das sete universidades estaduais do Paraná participaram na manhã de hoje, 03, de uma reunião com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que ressaltou o objetivo de aproximar as instituições do governo do Estado.

A ideia é que as universidades contribuam com ações nas áreas econômica e social para fortalecer o desenvolvimento regional e de todo o Paraná. “Temos centenas de mestres e doutores, com muito conhecimento, que podem nos ajudar a pensar o desenvolvimento regional”, afirmou Ratinho Jr. “Os reitores têm papel de liderança e podem conduzir ações que fortaleçam o crescimento de municípios e regiões. Portanto, queremos mais eficiência, criatividade e novas ideias que possam melhorar a vida das pessoas”, disse.

O governador garantiu que o governo busca criar ambientes para que as instituições possam desenvolver seus trabalhos da melhor forma. Ele solicitou um novo encontro com os reitores para discutir questões específicas de cada instituição. Ele lembrou que universidades são um ativo importante do Estado e que o investimento em ensino superior é de cerca de R$ 2,5 bilhões ao ano.

Compareceram os reitores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto; Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan; Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sérgio Carlos de Carvalho; Universidade Estadual de Maringá (UEM), Júlio Cesar Damasceno; Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Antônio Carlos Aleixo; Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Osmar Ambrósio de Souza; e Universidade Estadual do Oeste (UNIOESTE), Paulo Sergio Wolff.

ASSEMBLEIA LEGISTATIVA – Após a reunião com o governador, os reitores estiveram com os deputados na Assembleia Legislativa. O encontro foi proposto pelo líder do governo na Casa, deputado Hussein Bakri (PSD).

“O Poder Legislativo sempre tem como função ser o mediador dos problemas que possam surgir nas estruturas do Estado. Por isso é importante o diálogo e harmonia que está se construindo em encontros como este”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB).

O Paraná conta com uma rede de sete instituições estaduais de ensino superior, em todas as suas regiões, atendendo cerca de 100 mil alunos. São 377 cursos graduação, 304 de especialização, 187 mestrados e 83 doutorados. Atuam no sistema 7.685 docentes, além dos 8.847 agentes universitários. De acordo com Bakri, a estrutura necessita de atenção constante. “O governo do Estado investe muito em ensino superior, mas ainda há muito que se discutir sobre o uso de suas expertises. Hoje foi apenas o começo de um novo tempo neste debate entre as universidades, o governo e Assembleia”, apontou o deputado.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Assembleia, deputado Emerson Bacil (PSL), garantiu que audiências públicas com pautas específicas das demandas de cada região serão realizadas em todo Paraná com a participação de cada uma das sete universidades. “Precisamos de diretrizes, alinhar situações que ainda não foram debatidas”, explicou Bacil. (Com AEN e assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos