13 de julho de 2022

Ratinho Junior destaca avanços tecnológicos no campo na abertura da Digital Agro 2022

Divulgação

Ampliar a conectividade no campo e atrair mais inovação aos processos agrícolas estão entre os desafios a serem alcançados para ampliar a competitividade do agronegócio paranaense. Esses foram alguns dos pontos destacados pelo governador durante a abertura ontem, 12, da Digital Agro 2022, uma das principais feiras de tecnologia e inovação do setor no Brasil.

Ampliar a conectividade no campo e atrair mais inovação aos processos agrícolas estão entre os desafios a serem alcançados para ampliar a competitividade do agronegócio paranaense. Esses foram alguns dos pontos destacados pelo governador Ratinho Junior (PSD) durante a abertura ontem, 12, da Digital Agro 2022, uma das principais feiras de tecnologia e inovação do setor no Brasil.

O evento, promovido pela cooperativa Frísia, chega à sua quinta edição e tem como tema “AgroRevolution: do campo à mesa”. O objetivo é preparar a cadeia produtiva de alimentos para as principais transformações que já acontecem no setor e que devem se consolidar no futuro.

“Tivemos avanços estratégicos nos últimos três anos, com o Paraná se tornando área livre de febre aftosa sem vacinação e com o reconhecimento, pela OCDE, como referência mundial de sustentabilidade”, afirmou Ratinho Junior. “O Estado tem qualidade e competitividade de produção, e graças principalmente ao trabalho das cooperativas, amplia cada vez mais a industrialização de alimentos”.

Além dos reconhecimentos internacionais, ações como o avanço da rede de energia trifásica no campo, com o programa Paraná Trifásico, e a melhoria dos ramais logísticos, ajudam a tornar os produtos paranaenses mais competitivos. “O próximo passo, agora, é ampliar a digitalização e a conectividade no campo e fazer com que empresas como as que estão presentes na Digital Agro se tornem cada vez mais acessíveis aos produtores rurais”, salientou.

INOVAÇÃO NO ESTADO – O Governo do Paraná investe na inovação, com destaque para a busca de soluções tecnológicas que facilitem o trabalho no campo. E uma das frentes é a produção de energia sustentável. O programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), do Governo do Estado, apoia a geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial biomassa e solar, em unidades produtivas rurais paranaenses.

O programa estimula a geração e o uso de energia elétrica própria no agro paranaense, nas modalidades geração distribuída ou circuito fechado. Isso inclui a implantação de sistemas geradores de energias renováveis com energia solar, biogás/biometano, eólica de pequeno porte e micro hidro, além do uso de biometano para a mobilidade e transporte. O objetivo é melhorar a competitividade das cadeias produtivas do Paraná para gerar sustentabilidade, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O estímulo às inovações no campo também ganha frente com o Laboratório de Inovação i-Lab Agro, que atende o Sistema Estadual de Agricultura do Paraná (Seagri). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, juntamente com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Ceasa.

Esta é a primeira experiência de um laboratório de inovação voltado ao tema agro dentro do setor público brasileiro e visa motivar os servidores públicos a implantar ideias que tornem a administração e as práticas mais modernas, particularmente no setor agropecuário do Paraná. A missão fundamental é prospectar inovações, desenvolver soluções digitais que ajudem a aperfeiçoar os serviços, identificar oportunidades e disseminar a cultura da inovação, envolvendo toda a estrutura organizacional.

DIGITAL AGRO – A Digital Agro 2022 segue até amanhã, 14, e vai abordar quatro pontos principais: “Novas tecnologias e biotecnologias”, “Soluções sustentáveis”, “Alimentos do futuro e o futuro dos alimentos” e “Inovação na prática”, apresentando cases de startups e de fundos de investimento. A feira conta com 40 expositores, rodada de investimento, arena de pitch, espaço dedicado a startups, três auditórios internos com mais de 20 horas de conteúdo e uma área externa de demonstração de produtos.

“O objetivo do evento é preparar o produtor rural para as principais transformações e inovações que estão acontecendo no agronegócio, aproximar o produtor rural, os empresários, a pesquisa, as grandes corporações, mostrar tudo que tem de novo e preparar para o que está por vir”, explicou o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos