Divulgação
O governador esteve hoje, 02, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy. Eles discutiram oportunidades de financiamento para as áreas de infraestrutura, agronegócio, turismo e linhas de crédito para empreendedores.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSDB) se reuniu hoje, 02, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, para buscar apoio a projetos desenvolvidos no Paraná. No encontro foram discutidas oportunidades de financiamentos para as áreas de infraestrutura, agronegócio, turismo e linhas de crédito aos empreendedores.
Ratinho Jr. destacou que o governo do Paraná prepara um pacote de investimentos que deve alcançar R$ 300 milhões. O valor será destinado a elaboração de projetos para obras de mobilidade, melhorias em rodovias e ampliação do modal ferroviário. “Com essas propostas em mãos, podemos usar a capacidade de endividamento do Estado, que é muito boa, para tirar diversas obras do papel. Para isso, queremos construir uma agenda com o BNDES”, explicou ele.
O governador também ressaltou o bom ambiente político e de negócios do Estado, potencializada pelo enxugamento da máquina pública promovido pela sua gestão. “O ambiente político do Paraná é muito sadio. É a primeira vez, em 30 anos, em que os três senadores têm alinhamento com o governo”, disse Ratinho Jr. O setor produtivo percebe isso e as entidades, que são chamadas para participar do planejamento do Estado, estão animadas”, acrescentou.
AGROINDÚSTRIA – O governador destacou a competência das cooperativas do Paraná, que têm interesse em expandir as plantas de processamento industrial. “Estamos incentivando as cooperativas, que são muito fortes no Estado, a industrializarem os alimentos para exportar não apenas commodities como também o produto final”, apontou Ratinho Jr.
Segundo Levy, para o BNDES a agroindústria também é vista como estratégico. “No que pudermos ajudar, na parte de industrialização e exportação dos produtos, pode contar conosco. Esta é uma área que queremos ter maior protagonismo”, salientou.
O presidente do Banco elogiou a iniciativa do Paraná de procurar o BNDES e ressaltou que a aproximação com os governos estaduais é importante para a construção de parcerias que podem contribuir para o desenvolvimento do Brasil.
EMPREENDEDORES – Outro ponto abordado na reunião foi a elaboração de um acordo com o BNDES para ampliar as linhas de crédito voltada a empreendedores, com destaque para o Banco da Mulher e o crédito para produtores rurais. A proposta é fomentar projetos de micro e pequenas cooperativas, que podem se tornar referência para outros estados. (Com AEN)