Arquivo
A atividade legislativa, uma das atribuições da Casa Civil, foi intensa em 2020 e amparou as decisões tomadas ao longo do ano. Dos 159 decretos normativos editados, 68 estavam relacionados ao combate e enfrentamento do novo coronavírus. Chefe da Casa Civil antecipa o que será feito em 2021.
O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, anunciou hoje, 29, o nome do deputado estadual Guto Silva (ambos do PSD) para a Chefia da Casa Civil.
Para Ratinho Junior, a escolha de Guto Silva atende ao projeto que ele pretende implantar em seu governo. “Além de ser um dos políticos de destaque dessa nova geração, o Guto Silva é dinâmico e tem um ótimo relacionamento com as lideranças políticas do Paraná, tem trânsito, é respeitado em todos os segmentos da sociedade e já acumula uma boa experiência na atividade parlamentar”, disse o governador eleito.
O futuro chefe da Casa Civil pretende impor uma nova dinâmica ao gabinete. “Apesar de ser uma casa política, vamos tentar dar um viés diferente. A linha nova é trabalhar por projetos específicos, projetos estruturantes que vão projetar o Paraná por 20, 30 anos”, defende Silva.
CURRÍCULO – Atual vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Guto Silva é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é doutorando em Gestão de Negócios pela Universidad de Misiones (Posadas, Argentina) e tem MBA em Gestão de Negócios pela FAE Business School de Curitiba. Também é professor de pós Graduação na área de comércio exterior e de graduação na área de administração.
O futuro chefe da Casa Civil tem 41 anos, é consultor especial do SEBRAE para assuntos internacionais e autor de livros sobre logística, comércio exterior e gestão global. Tem uma ampla experiência como negociador internacional. Visitou e desenvolveu planejamentos de exportação e importação em 39 países.
Guto Silva também foi vereador em Pato Branco e já atuou como sub-chefe da Casa Civil no governo Beto Richa (PSDB).
REPERCUSSÃO –Para o presidente do Sistema Fercomércio-PR e vice-governador eleito, Darci Piana (PSD), Guto Silva é um deputado dedicado e preparado para assumir a Casa Civil. “Além de ser relacionar muito bem com o governador eleito ele está bem afinado com o plano de governo para transformar o Paraná no melhor Estado brasileiro. O Paraná ganha muito com Guto Silva na Casa Civil”, acredita Piana.
O senador eleito Oriovisto Guimarães (PSD) disse que a escolha do deputado para o cargo foi muito positiva. “Além de conhecer bem as demandas do Estado do Paraná, por sua atuação política, ele tem um perfil inovador e uma visão de mundo que vai além de nossas fronteiras. Acredito que será um dos mais valiosos assessores do governador Ratinho Junior”, comentou Guimarães.
Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, a indicação para o cargo já era esperada. “Eu já tinha essa expectativa. Para mim, seria claro o Guto Silva ser indicado tanto pra presidir a Alep ou chefiar a Casa Civil. Ele é habilidoso e tem excelente trânsito em todos os segmentos da sociedade. Eu endosso o seu nome e parabenizo o governador eleito Ratinho Junior pela escolha”, disse Campagnollo.
Quem assume a vaga de Guto Silva na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem, é a deputada Cantora Mara Lima (PSC), que não foi reeleita. (Com assessoria)