Arquivo
Chamada de Sandbox Regulatório (caixa de areia em inglês), a lei é a primeira do Brasil e está alinhada às ações mais modernas do mundo na atuação de Startups e na construção de soluções tecnológicas para o poder público.
Nesta semana a Casa Civil deverá pedir aos prefeitos que indiquem o seu deputado junto ao governo do Estado. Cada prefeito poderá indicar um único parlamentar. O prefeito Marcelo Rangel (PSDB) deverá indicar o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), como seu representante, preterindo os deputados Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) e Mabel Canto (PSC).
No mandato anterior, Rangel havia indicado Bakri e Plauto, desprezando o então deputado Marcio Pauliki, seu adversário político, o que era compreensível. Desta vez, Plauto Miró ficou de fora, agravando o mal-estar com os irmãos Sandro Alex (PSD), secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, e Marcelo Rangel (relembre).
As relações de Mabel Canto com Sandro e Marcelo também não andam bem. Sandro teria procurado a deputada prometendo atuar em parceria junto ao governo do Estado, mas não lhe deu mais retorno. Em represália, Mabel foi convidada, mas não esteve presente na posse de Alex.
A decisão de Rangel indicar Bakri como único representante de PG junto ao governo deve provocar a reação de Plauto e Mabel, colocando o governador Ratinho Junior (PSD) em uma “saia justa”. Ao se posicionar desta maneira, o prefeito declara os demais deputados da base do governo do Estado como seus adversários políticos. Caso Rangel não quisesse ser interpretado desta maneira, pediria ao secretário Guto Silva a indicação dos demais parlamentares como seus representantes.