28 de fevereiro de 2019

Prudentópolis e Ternopil fortalecem laços entre Paraná e Ucrânia

Divulgação

O Município paranaense firmará na próxima quarta-feira, 06, um acordo com Ternopil que deverá contribuir nas relações das áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública.

O governador em exercício Darci Piana (PSD) recebeu hoje, 28, um convite para participar da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, e Ternopil, na Ucrânia. Os Municípios têm ligações históricas e culturais.

Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia, localizada às margens do Rio Seret. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19, oriundos da Província da Galícia, no extremo Leste do então Império Austro-húngaro.

As cidades se tornaram próximas no final do ano passado, quando Prudentópolis recebeu uma comitiva da região composta pelo prefeito de Ternobil, Sergiy Nadal, parlamentares e diretores de empresas ligadas aos setores elétrico, de tecnologia e comércio.

O acordo fortalece as relações entre a comunidade paranaense e o país europeu, principalmente nas áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública. Segundo o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski (PSDB), o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana no Município.

A assinatura acontecerá na próxima quarta-feira, 06, no Clube XII de Novembro (Rua Conselheiro Rui Barbosa, 1083), em Prudentópolis. “O objetivo é a troca de informações, tecnologia, cultura e potencial turístico. Nós ainda celebramos missas na língua ucraniana, preservamos as tradições. Com o acordo, vamos facilitar o encontro entre empresários de Ternobil e de Prudentópolis”, destacou Klosowski.

PARANÁ-UCRÂNIA – Segundo estimativas da Sociedade Ucraniana do Brasil, cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles estão em cidades como Ivaí, Mallet, Pitanga, Guarapuava e Prudentópolis.

ENCONTRO – A assinatura do acordo marca o segundo encontro entre autoridades dos dois países neste ano. Em janeiro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) recebeu o embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, para fortalecer os laços entre as nações. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos