6 de abril de 2018

Prolar recupera áreas com o plantio de araucárias em Ponta Grossa

Israel Kaé/Prolar

Até o fim do ano, cerca de dez mil mudas de araucárias serão plantadas em diversas regiões do município

A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) deu início às atividades da Operação Araucária – Programa de Plantio de Araucárias e Recuperação de Áreas Verdes e de Proteção Permanente – no município. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SSP), CPS, Copel e Compagás, viabilizará o plantio de mais de 10 mil mudas da árvore símbolo do Paraná, em diversas regiões da cidade, até o fim do ano.

Escolhida para ser a primeira área recuperada da cidade, a vila Coronel Claudio já recebeu as primeiras mudas de Araucária ainda no início de março. A expectativa é de que, nos próximos meses, as regiões do Bom Sucesso, Vilela, Mariana e Olarias também sejam contempladas com o trabalho da Prolar, que já realizou todos os levantamentos necessários. “Esse é um trabalho inédito desenvolvido pela Prolar em Ponta Grossa, onde diversas áreas, que antes eram ocupadas por famílias em situação de risco, passarão a fazer parte de um projeto de recuperação ambiental. No caso da Coronel Claudio, o trecho que passa por plantio já foi atendido no passado pelo projeto de realocação de famílias do Parque dos Sábias, que inclusive, foi premiado recentemente em nível nacional, e concedeu moradias dignas e seguras a mais de 160 famílias”, destaca o presidente da Prolar, Dino Schrutt.

A operação recolhe das Áreas de Proteção Permanente (APPs) os entulhos de construções irregulares de famílias que foram retiradas das áreas de risco e realocadas em moradias populares, faz a limpeza com o destino correto e realiza o plantio de araucárias. “Com a mudança das famílias para outro local, as equipes da Prefeitura realizaram a limpeza e o encaminhamento dos entulhos e outros materiais, abrindo espaço para a implantação desse novo projeto, que deve beneficiar diversas regiões do município”, declara Schrutt.

Inicialmente, oito áreas serão revitalizadas. A “Operação Araucária” é o maior projeto de recuperação da mata ciliar de rios e arroios da história de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos