Divulgação
Iniciativas do "Eleitor do Futuro" e "Câmara Jovem" foram lançadas em evento público na sede da Câmara Municipal hoje, 19.
A sede da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) recebeu hoje, 19, um evento de lançamento de duas iniciativas que buscam incentivar a participação de jovens e adolescentes na política. Os projetos “Eleitor do futuro” e “Câmara Jovem” foram lançados em um evento conjunto na sede do Legislativo – a iniciativa da Câmara Jovem foi criada a partir de uma lei aprovada no âmbito do Legislativo. Juntos os dois projetos devem envolver mais de 3 mil crianças e adolescentes na cidade.
O projeto Eleitor do Futuro é uma iniciativa coordenada pela juíza Noeli Reback e que busca incentivar adolescentes de 12 a 15 anos de idade a participarem da política. Já a iniciativa Câmara Jovem, criado em 2017, através de uma lei municipal de autoria de Geraldo Stocco (PV) e Vinícius Camargo, este último então vereador pelo PMB. O projeto está em andamento desde 2018.
Durante o lançamento conjunto das iniciativas na Câmara, Stocco destacou a importância da proposta para o incentivo na participação de jovens e adolescentes pela vida política. “Sempre ouço as pessoas dizerem que precisamos de mudanças na política. Para isso, precisamos de novas pessoas na política. Eu mesmo faço parte dessa renovação da política pela qual muitas pessoas pedem e lutam”, conta o parlamentar.
Stocco foi eleito pela primeira vez em 2016, quando começou a ter interesse pela vida política publicando vídeos na internet. Em 2020, o vereador foi reeleito como o segundo mais votado em Ponta Grossa ao receber 4.251 votos. “Quero que as crianças e adolescentes que participam do Eleitor do Futuro e da Câmara Jovem tenham o mesmo incentivo que eu tive para participar da política. Se não for para atuar num mandato, para atuar como um(a) eleitor(a) mais consciente”, conta o vereador.
Em Ponta Grossa, o projeto da Câmara Jovem e do Eleitor do Futuro têm sido realizados em parceria, para permitir a ampliação do objetivo em comum das duas iniciativas: o incentivo à participação de crianças e adolescentes na vida democrática. Com a normalização das atividades escolares presenciais, as duas iniciativas devem ter as atividades retomadas ainda em 2022 com cerca de 3 mil estudantes envolvidos(as).
PRESENÇAS – Além de vereadores, o evento de lançamento também contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto. As magistradas Heloisa da Silva Krol Milak, Roberta Tavarnaro e Jurema Gomes, a promotora Caroline Schaffka Teixeira de Sá e o advogado Jorge Sebastião Filho, presidente da OAB na cidade, também prestigiaram o evento. (Com assessoria)