CASTRO

23 de março de 2017

Projeto “Pintando um Sorriso” vai atender 7.500 crianças

Divulgação

As escolas estão recebendo os kits com escova, pasta de dente, sachês de flúor e a visita das equipes de saúde bucal para acompanhar e orientar a escovação diária

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro está retomando o projeto “Pintando um Sorriso”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em toda a rede municipal de ensino. Nesta primeira etapa, as escolas estão recebendo os kits com escova, pasta de dente, sachês de flúor e a visita das equipes de saúde bucal para acompanhar e orientar a escovação diária, além de fazer a aplicação semanal do flúor.

O procedimento é padronizado e para as crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) é executada apenas a escovação, por não ser recomendado o uso de flúor. Mensalmente, a secretaria receberá relatórios das escolas indicando o número de bochechos e escovações.

No segundo semestre, o Pintando um Sorriso levará para as escolas atividades educativas e o escovódromo para reforçar a importância de cuidar dos dentes. Também será feito agendamento nos Postos de Saúde da Família (PSF’s) para os alunos que necessitarem de encaminhamento.

Com o objetivo de diminuir o índice de CPO-D (Dentes cariados, perdidos e obturados) na cidade de Castro e promover a interação entre as equipes de saúde bucal dos PSF’s e as escolas para que todas as crianças recebam acompanhamento dos profissionais, o projeto vai atender este ano 7.500 crianças das 39 escolas da rede municipal, incluindo as escolas rurais do campo.

A secretária de Educação, Rejane Nocera, destaca que o projeto auxilia nos cuidados com a saúde bucal dos alunos, incorporando a prática da escovação no dia a dia. “As escolas contribuem para a conscientização dos alunos que acabam sendo os grandes multiplicadores desse hábito”, diz.

O coordenador de Saúde Bucal da secretaria, Diogo de Paula Nocera, explica que o projeto desenvolvido pela primeira vez em 2010 trouxe resultados muito positivos. “Conseguimos mostrar para os alunos e seus pais a importância de cuidar da saúde bucal, incentivando e orientando a correta higienização dos dentes”, finaliza. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos